Premiação para o Campus Itapina e entrega de kits de apicultura na GranExpoES
Ifes levou cinco projetos para o evento, realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Em sua participação na GranExpoES deste ano, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu prêmio, realizou mais uma etapa de um projeto de inclusão produtiva e mostrou para empresários do agronegócio e público em geral iniciativas de pesquisa. Foram cinco projetos levados para o estande do Instituto no evento, realizado de 14 a 17 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A GranExpoES é um evento voltado para o agronegócio que reúne mais de 100 mil visitantes anualmente, segundo a organização.
No estande, de 90 metros quadrados, estiveram os projetos: Sama Baja, do Campus São Mateus; e Hidroponia, Jardim Sensorial, Vermicultura e Apisfrut, do Campus Itapina. Todos foram selecionados por meio de chamada aberta pela Pró-Reitoria de Extensão do Ifes.
O Apisfrut tem o objetivo de incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social. Além de apresentar suas ações, no dia 15, o Apisfrut realizou também a entrega de kits de apicultura para 20 famílias do município de Cachoeiro de Itapemirim, capacitadas para a produção de mel. O momento contou com a presença do pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, e de representantes de parceiros da iniciativa, como Instituto Saviesa, Sebrae, Incaper, Idaf, Fibria, Senar e Federação Capixaba das Associações de Apicultores.
Nesse mesmo dia, o Campus Itapina recebeu uma premiação, em cerimônia realizada pela Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo, que ocorreu dentro da GranExpoES. O diretor do campus, Anderson Mathias Holtz, e o Chefe do Setor de Bovinocultura, Adriano Martins Pereira, estiveram na solenidade, que conferiu o título de “Melhor Vaca do Ano” ao animal “Fabiana 257”, na categoria raça holandesa, apresentando produção de 10.825,70 kg de leite em 365 dias.
Off-road
O Sama Baja, do Campus São Mateus, levou para o estande do Ifes um veículo off-road concebido e construído pelos alunos. O projeto de extensão, da área de Mecânica, estimula os alunos a trabalharem no projeto do carro, chamado de Baja, desde a criação do projeto até a montagem, passando pelo plano de marketing, pilotagem e manutenção em competições nacionais. O Baja é versátil e destinado ao uso em terrenos irregulares. Sua presença chamou a atenção dos visitantes da feira, que pararam para fazer fotos dentro do carro.
O projeto de Hidroponia foi levado para mostrar ao produtor rural a boa rentabilidade desse tipo de cultivo. Já o trabalho de vermicultura tem como objetivo mostrar a possibilidade adubo orgânico por meio do trabalho das minhocas. O Jardim Sensorial foi montado no estande com uso de plantas aromáticas, com diferentes tamanhos e texturas. A ideia era que deficientes visuais – ou pessoas vendadas – identificassem as plantas pelo tato, olfato e paladar.
Veja as fotos do estande do Ifes na GranExpoES.
Redes Sociais