Página inicial > Notícias > Ifes participa de Fórum de Educação Profissional Tecnológica Inclusiva em Brasília

Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2014, 18h11 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 13h33

Evento foi organizado pelo Instituto Federal de Brasília e discutiu a educação inclusiva na rede de Institutos Federais.

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participaram do III Fórum Distrital de Educação Profissional Tecnológica Inclusiva, realizado entre os dias 25 e 29 de agosto em Brasília (DF). O evento aconteceu no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) e teve o tema "A Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva: uma avaliação para corrigir os rumos". O Fórum foi criado para identificação de dificuldades encontradas e de experiências de inclusão tidas como bem sucedidas na rede, fomentando a reflexão e o debate acerca da educação inclusiva entre os institutos federais no Brasil.

O professor Hiata Anderson Silva do Nascimento, do Campus Barra de São Francisco do Ifes, participou como palestrante de um dos grupos de discussão. O docente falou sobre o tema “Pensando com Hannah Arendt e Theodor Adorno sobre o papel da educação no enfrentamento das discriminações e das exclusões em sala de aula”, na sessão temática “Gênero”.

O palestrante discutiu a importância de um modelo de educação centrado na desconstrução dos processos sociais e históricos que perpetuam a exclusão em sala de aula. Segundo o professor, ao tratar do tema da inclusão em suas variadas dimensões na escola, os docentes muitas vezes acabam se apresentando como “barreiras” para o avanço de um modelo de educação centrado na inclusão, tendo em vista seus preconceitos e visões de mundo pré-formadas.

Os servidores do Ifes que compõem o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEE) do Campus Itapina, também participaram do evento em Brasília.

Veja algumas imagens.