Página inicial > Notícias > Ifes marca presença na Feira Internacional do Mármore e Granito em Cachoeiro

Ifes marca presença na Feira Internacional do Mármore e Granito em Cachoeiro

Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2014, 19h00 | Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2014, 15h58

O Instituto participou como expositor da 38ª “Cachoeiro Stone Fair”, entre os dias 26 e 30 de agosto.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou como expositor da 38ª “Cachoeiro Stone Fair”(Feira Internacional do Mármore e Granito), realizada em Cachoeiro de Itapemirim entre os dias 26 e 30 de agosto. Os alunos dos cursos de Engenharia de Minas e Técnico em Mineração do campus puderam ter contato com profissionais e empresas da área.

O evento é realizado anualmente na cidade, reconhecida como capital brasileira do mármore e o maior polo de beneficiamento de rochas das Américas. Reunindo empresas do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, a feira oferece um amplo espaço para a realização de negócios dentro de toda a cadeia produtiva do setor.

A participação na feira foi ainda uma boa oportunidade para divulgação dos cursos ofertados pelo campus à sociedade cachoeirense. Para a professora do curso de Engenharia de Minas, Ana Paula Meyer, “a feira foi uma excelente oportunidade de atualização do conhecimento acerca das inovações tecnológicas que envolvem o setor de rochas, desde o processo de lavra ao produto final, bem como o aproveitamento dos resíduos para a confecção de materiais ornamentais”.

A professora Elizangela Tonelli, que também acompanhou os estudantes durante a feira, afirmou que os alunos participaram de forma efetiva na Stone Fair. “Eles visitaram estandes, fizeram contatos com profissionais de diversas regiões e de diversas áreas afins; apresentaram os cursos de Engenharia de Minas e Mineração bem como se apresentaram como estudantes do Ifes, o que oportunizou a possibilidade de, futuramente, firmarem parcerias entre as empresas do ramo e a instituição”.

Para o aluno do 4º período do curso de Engenharia de Minas Kayrone Marvila de Almeida, a participação na feira foi muito importante, pois além de proporcionar o conhecimento acerca dos materiais rochosos produzidos na região, também contribuiu para aproximar os alunos do mercado industrial e tecnológico, mais especificamente na parte de beneficiamento de rochas.

Como saldo final, a Cachoeiro Stone Fair 2014 possibilitou aos alunos um melhor conhecimento do mercado de beneficiamento de rochas, uma aplicação em prática de seus conhecimentos e ainda o aprendizado com os profissionais que atuam nas empresas desse segmento e que buscam profissionais capacitados para atuar em suas diversas áreas.

Visita técnica
Além do campus Cachoeiro, o Ifes ainda participou da feira com a visita técnica do Grupo de Estudos Microestruturais, Nanotecnológicos e Químicos de Minerais (Gemenaqmi), do Campus Santa Teresa. A visita do grupo teve o objetivo de estabelecer parcerias junto a empresas do setor de rochas ornamentais, visando a viabilização de futuras amostragens que subsidiarão projetos de pesquisa de incorporação dos resíduos rochosos do setor de calcário e rochas ornamentais em cerâmicas vermelhas e rochagem. Compareceram ao evento os professores Hediberto Nei Matielo, Valdi Antônio Rodrigues Jr. e André Novaes, professores do Campus Santa Teresa.