Página inicial > Notícias > Campus Cariacica vai sediar centro de treinamento para trabalhadores portuários

Campus Cariacica vai sediar centro de treinamento para trabalhadores portuários

Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 12h17 | Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2014, 17h17

O centro de treinamento a ser implantado será nos moldes do Centro de Treinamento da Antuérpia, na Bélgica.

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferecerá cursos de treinamento teórico e operacional aos trabalhadores portuários e trabalhadores portuários avulsos de todos os portos do país a partir de 2015. A oferta dos cursos será pactuada no Termo de Cooperação Técnica para ações conjuntas de formação, qualificação e certificação profissional e transferência de tecnologia.

O documento será assinado ainda neste ano pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR); Centro de Treinamento Portuário de Flandres/Porto de Antuérpia (Apec); Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O Termo de Cooperação busca fortalecer o relacionamento existente no estabelecimento de ações conjuntas destinadas à transferência de tecnologia e à formação, qualificação e certificação profissional dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores portuários avulsos, a fim de oferecer uma ampla variedade de formação relacionada às atividades do setor portuário para os portos brasileiros. O documento foi elaborado em reunião entre as instituições parceiras, realizada no Campus Cariacica na quinta-feira (4).

O centro de treinamento a ser implantado no campus será nos moldes do Centro de Treinamento da Antuérpia, na Bélgica, e será equipado com simuladores de ultima geração. Os treinamentos contarão ainda com simulações de áreas portuárias, com equipamentos de movimentação, contêineres, entre outros.

Além de oferecer cursos para os trabalhadores portuários brasileiros que buscam especialização, o termo de cooperação vai possibilitar treinamentos na Bélgica, tanto para professores do Ifes quanto para profissionais das demais instituições.

Os representantes da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR) e do Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia (Apec), da Bélgica chegaram ao Estado na quarta-feira (3) para conhecer as instalações do Campus Cariacica, da unidade do Senat em Cariacica e da Codesa.