Página inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa realiza dia de capacitação para membros do colegiado

Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2014, 17h51 | Última atualização em Quarta, 10 de Setembro de 2014, 17h51

O curso de capacitação sobre conceitos gerais de Ética aplicados à pesquisa científica foi realizado na Reitoria, no último dia 29.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou um dia de capacitação para os membros participantes do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/Ifes, no último dia 29 de agosto. O curso de capacitação sobre conceitos gerais de Ética aplicados à pesquisa científica foi realizado no Auditório da Reitoria, em Vitória.

O treinamento contou com as palestras "Conceitos de Ética e Bioética", com o professor Diemerson Saquetto; "Pesquisa na Saúde Coletiva", com o professor Felipe Addum; e a "Resolução 466/2012", com o professor Rodrigo Varejão. Participaram os 35 membros que compõem o CEP atualmente.

O CEP/Ifes foi instituído pela Resolução CEPE 07/2007, de 27 de agosto de 2007, e é um colegiado interdisciplinar e independente de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem o objetivo de identificar, analisar, avaliar e divulgar os princípios éticos das pesquisas científicas envolvendo seres humanos, submetendo-se ao que determina a Resolução Nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

O comitê hoje aguarda a aprovação da renovação do registro na Conep/CNS/MS para desenvolver seus trabalhos, e tem como principal atribuição orientar e capacitar os membros sobre a estrutura e funcionamento do CEP e cumprimento da legislação vigente, além de realizar atividades educativas para os membros, contemplando-se suas especificidades, e em especial para as pessoas com perfil de voluntários e comunidade em geral.

Assunto(s): CEP , Ética , capacitação