Página inicial > Notícias > Seminário sobre Drogas, Álcool e Educação no Trânsito é realizado em São Mateus

Seminário sobre Drogas, Álcool e Educação no Trânsito é realizado em São Mateus

Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2014, 18h10 | Última atualização em Quarta, 10 de Setembro de 2014, 18h17

O evento contou com debates, apresentações, palestras e exposições.

O Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), organizou através da sua Direção de Ensino o 2º seminário sobre Drogas, Álcool e Educação no Trânsito; no último sábado (6). O evento já faz parte do calendário letivo do Campus, e aconteceu no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), contando com a participação da comunidade acadêmica, pais e responsáveis dos alunos, que interagiram com os convidados durante o debate.

O Seminário sobre Drogas, Álcool e Educação no Trânsito teve a finalidade de debater sobre drogas, consumo de bebidas alcoólicas e trânsito com os alunos do Campus, tendo em vista a importância da conscientização em relação aos malefícios causados pelo seu consumo e falta de informação. Dessa forma, a iniciativa visa a promoção de informação e educação com responsabilidade sobre o tema. Durante o seminário, houve uma exposição de artesanato que é resultado da oficina terapêutica ofertada no Centro de Tratamento de Toxicômanos de São Mateus (CTT).

O debate foi dividido em dois momentos. No primeiro, ocorreu uma palestra sobre Educação no Trânsito com Gilberto Quinquim, instrutor do Sest Senat de São Mateus, em que foram tratados os temas: legislação, resultados e responsabilidade no trânsito; e uma encenação da peça teatral “Leilão das Almas”, com os alunos do quarto ano do curso Técnico de Mecânica que retratava as várias opções que o indivíduo tem para dar razão à sua existência, as drogas, o sexo, a fama, o dinheiro, a religião e a educação.

No segundo momento, aconteceu uma Mesa Redonda sobre a Política de Álcool e Drogas com os convidados: Carla Neiva Aragão, Assistente Social da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus; e Estevão Ferreira Pignaton, psicólogo do Centro de Tratamento de Toxicômanos de São Mateus. O debate foi centrado no tema “o que é droga” e o indivíduo por trás da dependência, sendo mediado pela psicóloga Alini Altoé.

Esta foi a 2ª edição do seminário, em que estivem presentes o Diretor-Geral do Campus São Mateus, Professor Mário Cézar dos Santos Junior; a Diretora de Ensino, Professora Ires Maria Pizetta Moschen; o Coordenador dos Cursos de Eletrotécnica, Professor Aloísio Ramos da Paixão; o Representante da Coordenadoria dos Cursos de Mecânica, Professor João Paulo Barbosa; além da Presidente da Comissão Organizadora do Seminário sobre Drogas, Álcool e Educação no Trânsito, a Psicóloga do Campus São Mateus, Alini Altoé.

alunos
alunos alunos