Página inicial > Notícias > Cursos do Ifes recebem estrelas em avaliação do Guia do Estudante

Cursos do Ifes recebem estrelas em avaliação do Guia do Estudante

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 11h03 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 11h08

Foram estrelados os cursos de Engenharia de Controle de Automação e Sistemas de Informação, do Campus Serra; e também Engenharia Elétrica e Engenharia Metalúrgica, do Campus Vitória.

Quatro cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). Em sua 24ª edição, o Guia mediu a qualidade de 12,3 mil cursos e apontou os melhores cursos do Brasil em diferentes áreas.

No Campus Vitória, os bacharelados em Engenharia Elétrica e em Engenharia Metalúrgica receberam quatro estrelas cada. No Campus Serra, o bacharelado em Sistemas de Informação também recebeu quatro estrelas, enquanto a Engenharia de Controle e Automação ganhou três estrelas. Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Metalúrgica já haviam sido estrelados na edição passada.

A avaliação é feita a partir de pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. A pesquisa é realizada por meio questionário com questões sobre temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas. Os dados do questionário passam por um grupo de avaliadores que, a partir das respostas, emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas).

O levantamento dos cursos que serão avaliados tem início com a atualização dos dados feita pelas instituições, que incluem os cursos que serão ofertados no próximo processo seletivo. No entanto, nem todos os cursos são avaliados. Para ser avaliado, um curso deve preencher alguns pré-requisitos, como ter a titulação de bacharelado; ter sua primeira turma pelo menos até o final de 2012; ser presencial; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Todos os cursos que passaram pela avaliação obtêm um conceito, mas somente são divulgados aqueles que conquistaram três, quatro ou cinco estrelas. Os cursos com três ou mais estrelas serão divulgados na publicação GE Profissões Vestibular 2015, que passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro.

Assunto(s): estudante , guia , bacharelado