Página inicial > Notícias > Seminário reúne estudantes e professores de Matemática em Cachoeiro

Seminário reúne estudantes e professores de Matemática em Cachoeiro

Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2014, 17h43 | Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2014, 17h43

O VI Semat ocorreu no final de agosto. no Campus Cachoeiro.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou entre os dias 27 e 30 de agosto o VI Seminário da Licenciatura em Matemática (Semat), com o tema “Formação de Professores de Matemática: Perspectivas para Ensino, Aprendizagem e Avaliação”. Diferente das edições anteriores, esta contou com a participação de acadêmicos oriundos de outros Estados e instituições de Ensino.

O evento é organizado pelos alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática, e propôs, por meio das palestras ministradas, repensar, construir e dialogar a respeito da tríade ensino–aprendizagem–avaliação. Os palestrantes convidados discutiram sobre o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática a partir da formação de professores.

Para os professores Giovani Prando e Alexandre da Silva Adão, o VI Semat foi um evento de alta produtividade, que possibilitou refletir sobre a prática docente, trocar experiências e estimular a busca e o prazer pela pesquisa e pela formação de professores.

Já para o aluno Marcos Antonio Lemos Fabre Junior, do 4º período de Licenciatura em Matemática, o seminário foi interessante pois gerou novos conhecimentos, olhares e ideias. “Com as palestras, foi possível ampliar meus conhecimentos sobre o uso de materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem”, comentou.
E completou: “Com o Semat, percebi a necessidade de falarmos e discutirmos sobre Educação, novas técnicas e um novo 'modo de ser professor', para que nos tornemos, a cada dia, docentes comprometidos em transformar a sala de aula e o ambiente escolar em um local de construção e desenvolvimento do conhecimento”.

Assunto(s): Semat , matemática , Cachoeiro