Página inicial > Notícias > Aluna do Ifes participa do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014

Aluna do Ifes participa do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 15h00 | Última atualização em Quinta, 18 de Setembro de 2014, 15h23

A estudante Dominique Queiróz do curso de Eletrotécnica de São Mateus criou um projeto de lei e foi selecionada.

A aluna Dominique Queiróz Auer

A aluna Dominique Queiróz Auer, 18 anos, do curso Técnico em Eletrotécnica do Campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi selecionada para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014, com um projeto de lei de sua autoria que “Dispõe sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI para equipamentos cujos objetivos sejam maximizar o aproveitamento de recursos naturais”.

O projeto foi selecionado dentre os 18 inscritos no Espírito Santo, garantindo à aluna do Ifes a participação na jornada parlamentar, que será realizada entre 21 e 26 de setembro, em Brasília. Ao todo, foram escolhidos pela Câmara dos Deputados, por meio de uma comissão de assessores legislativos, 78 projetos, considerando os estados e do Distrito Federal, após análise baseada nos critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Nessa jornada os jovens selecionados participarão de atividades na Câmara dos Deputados durante cinco dias, onde atuarão como Deputados Jovens, experimentando a rotina diária de um parlamentar. Dominique soube da classificação por meio de um colega do campus que também se inscreveu. “Quando falaram que o meu projeto estava indo para Brasília, a expectativa aumentou. Depois, com a divulgação do resultado, fiquei muito feliz por meu trabalho ter sido classificado”, contou.

A aluna disse que sua participação no programa pode ser um incentivo para que outros estudantes se inscrevam na próxima seleção, uma vez que o número de participantes do Espírito Santo foi baixo em relação aos demais estados. Ela demonstrou entusiasmo para a jornada parlamentar. “Que eu aprenda mais como se dá o processo de fazer leis, como são aprovadas e os detalhes. Quero conhecer melhor o que de fato os deputados fazem na Câmara”, completou.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. É uma oportunidade para que eles possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.