Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão reúne servidores de campi do Norte do Estado
Objetivo foi debater ações de integração dessas três áreas.
Aracruz recebeu, na última quinta-feira (11), o V Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes – Norte e Noroeste. O evento foi realizado na Câmara Municipal, das 8h às 18h30, e contou com a presença de servidores dos campi Aracruz, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Nova Venécia, São Mateus, Barra de São Francisco, Montanha e Linhares. O objetivo foi debater formas de trabalhar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Pós-Graduação de maneira integrada nos campi.
Na abertura, compuseram a mesa o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o diretor-geral do Campus Aracruz, Hermes Vazzoler; o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có; e o diretor de Graduação do Ifes, Randall Guedes Teixeira. Hermes agradeceu a presença de todos e declarou aberto oficialmente o evento.
Em seguida, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Campus Aracruz, Vinicius Guilherme Celante, fez uma introdução sobre o encontro. “O objetivo deste evento é promover a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, de forma que essas ações conjuntas busquem o fortalecimento dos trabalhos em rede, aproveitando a capilaridade do Instituto”, discursou, agradecendo também pelo apoio da comissão realizadora.
O reitor do Ifes parabenizou pela iniciativa. “Numa instituição tão nova quanto a nossa, já estamos no quinto seminário. Isso é importante”, destacou. Ele apontou que trabalhar Ensino, Pesquisa e Extensão de forma integrada é um desafio para as instituições de ensino. “Poucas fazem de forma correta e plena. Nós temos isso como meta, então um evento como esse pode contribuir para que a gente avance no sentido de construir essa unidade”, afirmou.
Em seguida, um grupo de alunos do Campus Aracruz, do projeto Recreio Cultural, fez uma apresentação para os presentes, antes do início das palestras. Eles ensaiam semanalmente e tocam vários estilos. No seminário, apresentaram canções da MPB, com um grupo de cantoras, baixo, violões e percussão.
A primeira palestra do dia foi do professor Antônio Donizetti Sgarbi, falando sobre “Alfabetização Científica”. Depois, o pró-reitor de Administração da Ufes, Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, contou a “História do Núcleo de Competências em Química do Petróleo” . À tarde, o secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Alberto Farias Gavini Filho, falou sobre “Perspectivas em Ciência e Tecnologia no Espírito Santo”.
O encerramento ficou a cargo do professor André Gustavo Galdino, com a palestra “Termo de cooperação internacional Canadá x Brasil”.
Redes Sociais