Ifes faz primeira compra de equipamentos via importação direta
Os equipamentos foram adquiridos pelo Campus Vitória para projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm).
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou sua primeira compra de equipamentos por meio de importação direta. Os equipamentos foram comprados pelo Campus Vitória por meio de projetos de pesquisa de professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm).
O campus já recebeu duas das sete cargas de equipamentos compradas. Foram adquiridos viscosímetro; máquina de fusão; granulômetro a laser; sistema de difração de raios X a altas temperaturas; porosímetro; e software para simulação em termodinâmica. Esses equipamentos não são vendidos no Brasil e a compra por meio de representantes dos fornecedores no País teria um custo muito alto.
Os equipamentos foram comprados com recursos de órgãos de fomento externos, por meio do Projeto CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Projeto Pró-equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Redes Sociais