Página inicial > Notícias > Ifes tem dois cursos classificados como os melhores do Estado em ranking da Folha

Publicado: Segunda, 22 de Setembro de 2014, 18h14 | Última atualização em Segunda, 22 de Setembro de 2014, 18h14

Arquitetura e Urbanismo, ofertado no Campus Colatina, e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra, foram destaques.

Dois cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram classificados como os melhores do Estado pelo Ranking Universitário Folha, elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. O ranking é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita desde 2012. O curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Colatina, ficou em primeiro lugar no Espírito Santo e no 30º nacionalmente. A Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra, também obteve o 1º lugar no Estado e o 33º no Brasil.

Foram avaliados ainda os seguintes cursos: Agronomia (2º no Estado e 84º no país); Biologia (2º e 184º lugares, respectivamente); Ciência da Computação (5º e 216º); Engenharia Ambiental (2º e 85º); Engenharia de produção (3º e 99º); Engenharia Elétrica (2º e 86º); Engenharia Mecânica (2º e 58º); Física (2º e 104º); Letras (4º e 183º); Matemática (2º e 87º); e Química (2º e 111º).

A avaliação da Folha leva em consideração os critérios “Qualidade de Ensino” e “Avaliação de Mercado”. O primeiro é composto por quatro indicadores: nota do Enade, pesquisa Datafolha com avaliadores do Inep, proporção de docentes com mestrado e doutorado, proporção de docentes com dedicação integral ou parcial. Já a avaliação de mercado é feita por meio de pesquisa Datafolha com profissionais da área de recursos humanos de empresas.

Acesse o Ranking Universitário Folha.

Assunto(s): ranking , folha , arquitetura , automação