Aluna de Barra de São Francisco e servidores de Guarapari levam smartphone e diárias de hotéis
Sorteio da campanha #souifes aconteceu nesta terça-feira (23), dentro da comemoração do aniversário do Ifes, que teve ainda palestras e apresentação do Coral Maria Penedo.
Uma estudante do Campus Barra de São Francisco e dois servidores do Campus Guarapari levaram os principais prêmios no sorteio da campanha #souifes, realizada em comemoração ao aniversário de 105 do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes). Jéssica Pinheiro ganhou um Motorola Moto G – 4G, com 8 Gb de memória. Tiago Cunha da Silva levou uma diária no Aroso Paço Hotel, oferecida pela Segóvia Viagens e Turismo; e Letícia Queiroz Carvalho foi premiada com uma cortesia do Hotel Eco da Floresta.
Os sorteios foram realizados na manhã desta terça-feira (23), no Teatro do Ifes, Campus Vitória. Foram sorteados também 10 kits compostos por produtos fabricados nos campi do Ifes e um voucher valendo uma cartela de Pixtagram, que são ímãs fabricados com fotos escolhidas pelo usuário. Outros cinco kits, de embutidos e laticínios, foram presenteados aos inscritos na campanha, que reuniu “selfies” de estudantes e servidores do Ifes. Veja abaixo a lista dos ganhadores.
A comemoração dos 105 anos de Ifes fez parte da programação da IX Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As atividades tiveram início às 10h, no teatro. O diretor do Campus Vitória, Ricardo Paiva, deu as boas-vindas aos presentes. “É uma grande alegria estar aqui e comemorar esta data”, destacou, lembrando a importância dos alunos e a relevância do Ifes para a sociedade.
Em seguida, o professor e historiador José Candido Rifan Sueth subiu ao palco para proferir a palestra “Ifes: 105 anos de história”. Ele é um dos autores do livro “A Trajetória de 100 Anos dos Eternos Titãs – Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”. José Candido apresentou alguns dados básicos e apontou que sua intenção era passar para a plateia o orgulho de ser parte do Instituto Federal.
Ele começou falando sobre o contexto histórico da criação das Escolas de Aprendizes Artífices no Brasil, em 1909, lembrando que a industrialização era a grande ideologia motivadora. O professor contou que foram fundadas 19 escolas pelo decreto 7.566, de 23 de setembro de 1909, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha; hoje, os institutos já somam 562 campi, com 1 milhão de alunos e 60 mil servidores em todo o Brasil.
Aforamento e oportunidades de intercâmbio
Outro ato que fez parte das comemorações do aniversário do Ifes foi a assinatura do Contrato de Cessão sob o Regime de Aforamento, que formalizou a cessão do terreno onde está o Campus Vitória para o Instituto Federal do Espírito Santo. O superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Magno Pires da Silva, assinou o documento, junto com o reitor Denio Rebello Arantes. Foram testemunhas o diretor Ricardo Paiva e o diretor de Extensão do Campus Vitória, Sérgio Zavaris.
Originalmente, o terreno havia sido doado pelo governo do Estado para a instalação da então Escola Técnica de Vitória, que começou a funcionar no atual local, na Avenida Vitória, em 1942. Porém, por se tratar de um terreno de marinha, a posse não pôde ser formalizada. Iniciou-se então a busca pela regularização, que foi finalmente realizada com a assinatura desta terça-feira (23).
Ricardo Paiva agradeceu o trabalho árduo do professor Zavaris e dos servidores da SPU para que o processo, iniciado em 1986, fosse concluído. Magno Pires ressaltou sua felicidade de estar presente neste momento histórico.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, afirmou que a oficialização da posse é necessária devido à evolução da instituição, possibilitando a captação de verbas para expansão. Em seu discurso, Denio falou que o dia 23 de setembro é um dia nacional de comemoração. “Os institutos federais são, sem dúvida, a maior inovação que aconteceu nos últimos 40 anos na educação desse país”, disse. Ele apontou que, apesar da história centenária, a proposta dos institutos é nova e está sendo construída.
“Nós somos reconhecidos pela sociedade como uma instituição que muda a vida das pessoas. O jovem pode entrar com 14 anos e ficar até os 35 estudando. Essa pessoa muda de vida”, afirmou, lembrando ainda que o Instituto trabalha com programas que têm alto impacto social, como o Pronatec, e também faz pesquisa aplicada, relacionada à realidade.
“Que os 105 anos se transformem em muitos mais, numa instituição que não vai ficar parada no tempo. A gente espera que a escola acompanhe as mudanças que acontecem na sociedade. Essa é uma escola viva, este é o Instituto Federal do Espírito Santo”, finalizou.
Após sua fala, Denio convidou três representantes do Hanze Institute of Engineering, instituição holandesa, para apresentarem oportunidades de intercâmbio e estudo. O reitor da Hanze University of Applied Sciences, Jan Jaap, fez a introdução, apresentando a cidade de Croningen, onde fica a universidade, e um panorama geral da instituição.
Em seguida, Johannes Bruinsma falou especificamente sobre o Instituto de Engenharia e seus programas de especialização e mestrado. Yolanda Rijkeboer, coordenadora de relações internacionais, finalizou a apresentação destacando que a Hanze é uma universidade acolhedora, com vários alunos estrangeiros (inclusive três do Ifes), e convidando a todos para conhecê-la.
Música
O encerramento da manhã foi feito pelo Coral Maria Penedo, sob a regência de Heraldo Filho. Eles emocionaram o público com uma parte do espetáculo “Musicália”, que contou com canções de musicais internacionais, como “Rent”, “Cats”, “Sweeney Todd” e “O Fantasma da Ópera”, entre outras. Com encenação e canto, os membros do coral deram uma prévia do espetáculo, que será apresentado de forma completa na abertura do Festival Internacional de Corais em Londrina, Paraná, no final de outubro.
Veja quem foram os sorteados da campanha #souifes:
1 – Jéssica Pinheiro (Barra de São Francisco)
2 – Tiago Cunha da Silva (Guarapari)
3 – Letícia Queiroz Carvalho (Guarapari)
4 – Ana Carolina Freitas (Vila Velha)
5 – Silvia F. Souza (Vitória)
6 – Jhony C. Lima (Barra de São Francisco)
7 – Abílio Marcos C. Azevedo (Vitória)
8 – Perla Novali Torezani (Aracruz)
9 – Rodrigo Martins (Piúma)
10 – Natalia Panciere (Montanha)
11 – Jackeline Cozze (Barra de São Francisco)
12 – Davi dos Santos Gracindo (Piúma)
13 – Carolina Bravin (Piúma)
14 – Danieli Braga Aloano (Barra de São Francisco)
15 – Larissa Pinto (Nova Venécia)
16 – Alexsandra Vieira (Guarapari)
17 – Willian Mantovani (Vila Velha)
18 – Gina Carla Maciel (Venda Nova do Imigrante)
Confira fotos da comemoração:
Redes Sociais