Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes participam da 15ª edição do Mini-ONU em Belo Horizonte

Alunos do Ifes participam da 15ª edição do Mini-ONU em Belo Horizonte

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2014, 18h45 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2014, 19h35

Estudantes dos campi Aracruz e Vitória participarão do evento, que começa neste domingo (12).

Alunos dos campi Vitória e Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão participar entre os dias 12 e 15 de outubro da 15ª edição do Modelo Intercolegial das Nações Unidas (Mini-ONU). Realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, o evento tem o objetivo de proporcionar debates entre estudantes de escolas de ensino médio de todo o país quanto a temas importantes da agenda internacional.

Divididos em comitês temáticos, os alunos aprendem a lidar com as diferenças de opiniões, exercitando habilidades como capacidade de diálogo e gerenciamento de imprevistos. O Mini-ONU é realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas e faz parte do conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo, sendo a maior do gênero na América Latina.

Representarão o Ifes nas simulações 84 alunos (42 de Aracruz e 42 do Campus Vitória), que irão participar de 16 dos 19 comitês realizados, sendo que cinco alunos de Aracruz estarão também no comitê de língua inglesa.

Preparação
Para participar do Mini-ONU, os alunos do Ifes começaram a se preparar com um ano de antecedência. Foram realizados debates, ensaios e um grande evento que reuniu vários campi. Em julho, aconteceu no Campus Vitória a Simulação da Organização Internacional das Migrações (OIM), que tratou de assuntos referentes às crises migratórias, com atenção especial aos problemas de imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos.

Outro evento que serviu de preparação para os alunos foi a Simulação Geopolítica do Instituto Federal de Espírito Santo (Sigi), que aconteceu no Campus Aracruz em agosto. O Sigi contou a participação de cerca de 200 estudantes dos campi Piúma, Colatina, Vitória e Aracruz, além de alunos de escolas públicas e particulares de Vila Velha, Cariacica e Aracruz.

Confira a programação completa do 15ª edição do Mini-ONU.