Página inicial > Notícias > Pedagogia social é tema de seminário intercampi no Ifes

Pedagogia social é tema de seminário intercampi no Ifes

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 08h51 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2014, 09h01

O objetivo do evento é apresentar à comunidade acadêmica esse campo do conhecimento dentro do cenário educacional brasileiro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio dos campi Guarapari e Vitória, realiza o I Seminário de Pedagogia Social no Contexto da Educação Profissional: Um Conceito em Construção, no dia 23 de outubro. O evento é voltado a professores, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação que tenham interesse pela vertente social de projetos de pesquisa.

O seminário será realizado no Miniauditório II do Campus Vitória, das 8 às 17 horas. As inscrições serão feitas no local e no dia do evento e são limitadas a 50 vagas. O objetivo central do evento é apresentar a Pedagogia Social à comunidade acadêmica do Ifes, já que existem muitos diálogos possíveis entre a educação profissional e esse novo campo do conhecimento que se constitui no cenário educacional brasileiro.

A iniciativa de promover o evento partiu das professoras Letícia Queiroz de Carvalho, do campus Guarapari; e Priscila de Souza Chisté, do campus Vitória, que já desenvolvem projetos de iniciação científica nessa perspectiva de trabalho e também participam da discussão nacional sobre o tema.

Programação
8h – Abertura – Boas vindas e apresentação de vídeo produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Campus Guarapari
8h30 – Painel temático “Pedagogia Social: um campo em construção na educação profissional”
Professores: Bernd Fichtner (Universidade de Siegen – Alemanha) e Maria Stela S. Graciani (Pontifícia Universidade Católica – São Paulo).
Mediação: Professor Erineu Foerste (Universidade Federal do Espírito Santo).
10h30min – Intervalo
11h – Espaço para debates
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Painel de Experiências Discentes em Diálogo com a Pedagogia Social
Apresentação de pesquisas do Pibic – Graduação – Campus Guarapari
15h – Relato de experiência de alunas egressas do Proeja (Licenciandas em Matemática)
15h30h – Intervalo
16h – “Programa Mulheres Mil: desafios e conquistas” - Coordenadora do Mulheres Mil do Campus Vitória Maria José Ferreira
16h30 - Apresentação do Grupo de Pesquisa "Pedagogia Social no Contexto da Educação Técnica e Profissional" e convite a novos pesquisadores.
17h – Encerramento

Conheça os palestrantes:

Maria Stela S. Graciani
Pedagoga (1970) e mestre em Ciências Sociais (1980) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando e pesquisando nas áreas: Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação e Meio Ambiente. Coordena os Cursos de Pós Graduação Lato Senso de Formação em Políticas de Gestão e Segurança Pública e o Núcleo de Trabalhos Comunitários/PUC-SP; professora titular da PUC-SP e membro do Centro Santo Dias Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo. Autora de livros e artigos sobre educação social e direitos humanos.

Bernd Fichtner
Professor catedrático da Universidade de Siegen (Alemanha), atua no curso de Pedagogia Social e nos programas de pós-graduação em Educação. Tem colaborado com pesquisadores e instituições universitárias brasileiras, na qualidade de conferencista ou de professor visitante. Como orientador dos estudantes alemães, tem desenvolvido um importante trabalho de inserção dos universitários em atividades com populações periféricas, inclusive no Brasil, nomeadamente no Parque Oziel, na cidade de Campinas (SP).

Erineu Foerste
Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE-Ufes).