Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova promove treinamento do Portal Capes

Campus Venda Nova promove treinamento do Portal Capes

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 11h53 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2014, 11h53

O Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza treinamento do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 7 de novembro. A capacitação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada, de qualquer instituição de ensino e pesquisa. As inscrições devem ser feitas na página do treinamento.

A aula será das 9 horas às 16h30, no auditório do campus e será ministrada por representantes das empresas: Dot.Lib, Emerald, EBSCO e Wiley. O treinamento tem por objetivo apresentar algumas das principais bases de dados disponíveis no Portal, além de qualificar os servidores, alunos e outros pesquisadores interessados para que possam fazer um bom uso da ferramenta.

Conheça as bases de dados que serão apresentadas:

CAB Abstracts: base de dados compilada pela CAB International que contém resumos de aproximadamente 9 mil periódicos nas áreas de agricultura, agronomia, solos, pesticidas, horticultura, florestas, veterinária, fertilizantes, genética, meio ambiente, biologia e nutrição. Disponibilidade de acesso desde 1990 até o presente.

Cambridge University Press: oferece acesso a Cambridge Journals Online, que é editada pela Cambridge University Press, que disponibiliza mais de 300 periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento acessíveis em texto completo com acesso que varia de 1887 até o presente nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

Emerald: disponibilizada por meio do contrato Emerald Group Publishing, o conteúdo compreende as coleções Emerald Management Plus e Emerald Engineering /Journals. Além disso, oferece os Backfiles de 122 títulos desde 1898. Abrange as áreas de economia, finanças, educação, ciência da informação, biblioteconomia, marketing, logística e administração através de 262 periódicos. Dentre os títulos disponibilizados, destaca-se o Reference Reviews, que fornece descrição e análise de obras de referência. O acesso a este conteúdo pode ser feito a partir da opção buscar base.

Food Science and Technology Abstracts (FSTA): é acessada por meio da opção Buscar Base, via plataforma Ovid. Abrange temas relacionados com todos os aspectos da cadeia alimentar. A base de dados contém resumos de aproximadamente 4.800 periódicos. Disponibilidade de acesso desde 1990 até o presente.

Oxford University Press: oferece acesso a 287 títulos da Oxford Journals Full Collection. O conteúdo em texto completo abrange as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Biológicas. A cobertura varia de 1905 até o presente.

Royal Society of Chemistry: dá acesso a mais de 40 títulos de periódicos correntes com disponibilidade de acesso de 1947 até o presente, além dos arquivos retrospectivos de 38 periódicos, com disponibilidade a partir de 1876. Especializada na área de Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Bioquímica, oferece acesso também a sete outras bases de dados referenciais: Analytical Abstracts, Catalysts & Catalysed Reactions, Chemical Hazards in Industry, Laboratory Hazards Bulletin, Methods in Organic Synthesis, Natural Product Updates e Issues in Environmental Science & Technology.

Wiley Online Library: oferece acesso a 1.342 periódicos em texto completo nas áreas das Ciências Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes. A disponibilidade varia de 1997 até o presente. O acesso a esse conteúdo pode ser feito a partir da opção buscar base ou individualmente cada publicação, através da opção buscar periódico.

Assunto(s): Capes , treinamento , periódico