Página inicial > Notícias > Semanas de Ciência e Tecnologia nos campi do Ifes

Semanas de Ciência e Tecnologia nos campi do Ifes

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 16h14 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 12h06

Nove campi vão realizar eventos referentes à semana nacional, que este ano tem o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Nove campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão realizar eventos localmente em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, e o objetivo é estimular as instituições a abordarem a inclusão, a transformação social e o desenvolvimento humano.

Haverá programação especial nos campi de Alegre, Aracruz, Cariacica, Guarapari, Itapina, Montanha, Piúma, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante. Em Cariacica, as atividades já começaram nesta segunda-feira (13), com uma série de palestras, e vão até o dia 18. Ao longo da semana, serão realizadas também oficinas, exposições de trabalhos em vários estandes, experimentos de física e mostra de vídeos. Tudo é aberto ao público e tem entrada franca.

Outra atração é a Troca Literária, nos dias 16 e 17. Para participar, os interessados devem levar livros de literatura em bom estado de conservação e trocar por outros de seu interesse.

Em Aracruz, a programação começa na quarta (15) e vai até sexta (17). Palestras, minicursos e oficinas nas áreas de mecânica, química e administração estão planejadas. Também no dia 15, terá início a I Semana de Engenharia de Pesca e IV Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Piúma. Os eventos contarão com palestras, minicursos, oficinas, estandes e passeio ciclístico. O evento é aberto para a comunidade.

A II Mostra de Ciências do Campus Guarapari será realizada na sexta (17) e no sábado (18), das 8h às 17h, no ginásio do Colégio Maxime (Praia do Morro). Serão apresentados 45 projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos em Administração e Eletromecânica. Haverá ainda programação cultural, palestras e oficinas. No dia 17 acontecerá a I Semana Acadêmica, dos cursos de graduação do campus, que tem o tema “Gestão da Matriz Energética no Brasil”. A abertura será feita pelo diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado, Luiz Fernando Schettino.

No Campus Montanha, já foi realizada uma manhã de atividades no último dia 11. Na quarta-feira (15), será exibido o filme “O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz”, que narra a história do jovem programador, escritor e ativista norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. A exibição começa às 10h50.

O Campus Venda Nova realizará nos próximos dias os eventos II Feira EcoIfes, Semana de Ciência e Tecnologia e Portas Abertas. A Feira EcoIfes está marcada para o dia 18, sendo que a conferência de abertura será proferida pelo professor Bernd Fichtner, da Universidade Siegen, Alemanha. O tema será “Pedagogia Social e Sustentabilidade”. Além disso, os alunos do campus apresentarão trabalhos ao público.

A Semana de Ciência e Tecnologia do campus acontecerá entre 20 e 24 de outubro, com atividades variadas que envolverão alunos e servidores tanto do próprio local quanto de outros campi, palestrantes convidados e toda a comunidade da região. Nesse período e também na semana seguinte, de 27 a 29, o campus estará aberto para a visita de escolas da região.

Em Alegre, a Semana de Ciência e Tecnologia acontece de 27 a 31 de outubro, junto com a Semana de Educação para a Vida, o Encontro dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eneja) e a Semana do Cooperativismo. Entre as atividades programadas estão palestras, mesa-redonda, torneio de futebol, teatro, show de talentos e Feira de Cursos, que receberá estudantes de escolas da região.

Novembro
Em novembro, estão programados dois eventos: a Semana Agricolana de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Campus Itapina; e a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Santa Teresa. A primeira já teve lançada chamada para seleção de trabalhos, que serão expostos no dia 19 de novembro, no ginásio do campus. O evento será aberto a visitação de alunos e professores da rede pública e privada de Colatina e municípios vizinhos, bem como da sociedade em geral.

Já a semana de Santa Teresa está prevista para ocorrer de 20 a 22 de novembro. A programação ainda será divulgada. Além disso, o coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do campus, Lusinério Prezotti, participará da abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, nesta terça-feira (14). Na capital federal, ele também participará da reunião dos NEAs e Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) aprovados no edital CNPq nº 46/2012.

Acesse as programações de outubro:

Alegre: de 27 a 31 de outubro.

Aracruz: de 15 a 17 de outubro.

Cariacica: de 13 a 18 de outubro.

Guarapari: 18 de outubro.

Piúma: 15 a 18 de outubro.

Montanha: 15 de outubro.

Venda Nova do Imigrante: 18 a 24 de outubro.