Página inicial > Notícias > Campus Colatina participa da Expedição de Diagnóstico Científico do Rio Doce

Campus Colatina participa da Expedição de Diagnóstico Científico do Rio Doce

Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 18h29 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2014, 18h29

O Campus Colatina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou da Expedição de Diagnóstico Científico do Rio Doce, realizada entre os dias 6 e 11 de outubro em parceria com a TV Gazeta. O projeto tem o objetivo de coletar dados de solos, água, fauna, flora e informações socioeconômicas das populações ribeirinhas.

Por meio de uma expedição na calha e na área de abrangência do rio Doce – afluentes e cidades da parcela capixaba –, o projeto teve seu encerramento no último sábado (11) na foz do rio Doce em Regência, Linhares. Fizeram parte da equipe do projeto os professores Abrahão Alexandre Alden Elesbon, Josiana Laporti, Leonardo Ribeiro da Costa, Marco Antonio de Carvalho e Thiago Saquetto.

A expedição contou ainda com a participação da Associação de Pescadores de Colatina (Apesc), da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, e da Ello Ambiental Consultoria.

Para a professora Josiana Laporti, da Coordenadoria de Saneamento Ambiental, ao longo do trajeto já puderam ser observados problemas na bacia do Rio Doce, que ocasionaram alterações de fauna, flora, solo e da qualidade da água na região. “O Rio Doce apresenta um leito bastante assoreado, pouca vegetação de margem, baixa evidência de vida animal. As atividades econômicas contribuíram muito para esse quadro. Muitos são os lançamentos de efluentes e de resíduos sólidos ao longo do rio. Contudo, entende-se que ainda é possível reverter o cenário de desequilíbrio ambiental”, afirma.

As análises da água coletada durante a expedição serão feitas pelo Ifes em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Já o estudo de solos, da fauna e flora, e dos dados socioeconômicos será realizado por pesquisadores do Instituto em parceria com outros profissionais.

O diagnóstico final da expedição será divulgado em forma de um documentário que será exibido pela TV Gazeta entre os dias 3 e 7 de novembro. Haverá também o lançamento de um caderno especial vinculado ao jornal A Gazeta com todas as informações detalhadas do projeto. Por fim, serão realizados workshops e os resultados serão publicados em um livro que será distribuído nas escolas.

Assunto(s): expedição , rio doce