Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pop & Jazz Orquestra faz concerto em homenagem ao Dia Nacional da MPB
Início do conteúdo da página

Pop & Jazz Orquestra faz concerto em homenagem ao Dia Nacional da MPB

Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 18h23 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 18h26

Orquestra se apresenta nesta quinta-feira (16) no Teatro do Campus Vitória do Ifes. 

A Pop & Jazz Orquestra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realiza concerto, na próxima quinta-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional da Música Popular Brasileira, celebrado no dia 17 de outubro. O evento acontece no Teatro do Campus Vitória, em Jucutuquara, a partir das 20 horas, com entrada franca. A apresentação contará com a participação de Antônio Marcos Souza Cardoso, que é doutor em práticas interpretativas para trompete.

O repertório será dedicado aos compositores do cancioneiro popular brasileiro, com obras de Ary Barroso, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Marcos Vale, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, entre outros. O concerto contará com uma homenagem à compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, cuja data de nascimento inspirou a lei que institui o Dia Nacional da MPB.

Um dos momentos especiais será a apresentação de músicas do maestro José Ursicino da Silva (maestro Duda), compositor e arranjador pernambucano nascido em 1935. São dele alguns frevos famosos do cancioneiro popular pernambucano, entre eles “Furacão”, composto quando tinha 12 anos de idade. As canções serão interpretadas por Antônio Marcos, que é capixaba e iniciou seus estudos musicais na Orquestra Pop & Jazz, quando estudou na antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo, uma das instituições que deram origem ao atual Ifes. Hoje ele é professor de trompete da Universidade Federal de Goiás, e já se apresentou e ministrou workshops em várias cidades do Brasil, além de Portugal e Estados Unidos.

Dia Nacional da Música Popular Brasileira

O Dia Nacional da Música Popular Brasileira foi instituído em 2012 pela Lei 12.624. A data faz parte do calendário de efemérides nacionais no dia de nascimento da primeira compositora e maestrina brasileira, Chiquinha Gonzaga. Ela nasceu em 1847 no Rio de Janeiro. É dela a música "Ó Abre Alas" que se tornou um hino do Carnaval.

Workshops

Além da participação especial no concerto em homenagem ao Dia Nacional da MPB, o trompetista Antônio Marcos ministra, ao longo desta semana, um workshop para o quinteto de trompete da Pop & Jazz Orquestra. O professor da UFG ocupou por vinte anos a posição de Primeiro Trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e a cadeira de Professor de Trompete da Faculdade de Música do ES, onde cursou o Bacharelado em Trompete.

Outros especialistas devem ministrar aulas para classes especiais de músicos da Pop & Jazz nos próximos meses. Está prevista para novembro uma turma com o violonista, guitarrista, compositor e arranjador Bruno Mangueira. Ainda esse ano também deve acontecer workshop com o Gilson Peranzzetta, pianista, compositor, arranjador e maestro brasileiro. 

Serviço:

Apresentação da Pop & Jazz Orquestra em homenagem ao Dia Nacional da MPB

Local: Teatro do Campus Vitória do Ifes (Jucutuquara)
Data: 16 de outubro (o Dia Nacional da MPB é comemorado dia 17 de outubro).
Horário: 20 horas
Entrada franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página