Página inicial > Notícias > Alunas do Campus Aracruz vão apresentar estudo em mostra internacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 18h04 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 18h04

As estudantes Andressa Meireles e Thais Loureiro apresentarão um trabalho sobre a reciclagem de cobalto e cobre proveniente de baterias de íon-Li exauridas.

Duas alunas do Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão participar da edição 2014 da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que será realizada entre os dias 27 e 31 de outubro na cidade de Novo Hamburgo (RS). A mostra promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial; possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

As estudantes Andressa Meireles David e Thais Loureiro Rangel, do 4º ano do Curso Técnico em Química (modalidade integrada), participarão apresentando o trabalho “Reciclagem de cobalto e cobre de baterias de íon-Li com uma fonte de corrente construída através de carregadores de celulares”, que teve a orientação do professor Vinícius Guilherme Celante.

O estudo trata sobre a reciclagem de cobalto e cobre proveniente de baterias de íon-Li exauridas, com o objetivo de utilizar estes metais como revestimentos contra a corrosão e como tratamento de efluentes. Estes metais foram recuperados a partir de técnicas eletroquímicas, utilizando fonte de potencial construído a partir de carregadores de celulares antigos, buscando diminuir o custo, realizando uma reciclagem praticamente total desse lixo tecnológico.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato e destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. A edição 2014 do evento contará com a participação de 350 projetos de pesquisa do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como o Seminário Internacional do Ensino Técnico (Siet), Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Para mais informações, acesse a página do evento.