Página inicial > Notícias > Ifes classifica 20 equipes para etapa final de olimpíada de agropecuária

Ifes classifica 20 equipes para etapa final de olimpíada de agropecuária

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2014, 12h51 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2014, 10h51

Na modalidade Integrado/Concomitante foram 19 equipes do Ifes classificadas, incluindo as sete primeiras colocações.

Vinte equipes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se classificaram para a terceira e última etapa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Só o Campus Itapina classificou 16 equipes, sendo 15 na modalidade Integrado/Concomitante, incluindo os sete primeiros lugares, e uma na modalidade Subsequente, em que conquistou a segunda colocação. As outras equipes classificadas são do Campus de Alegre, todas na modalidade Integrado/Concomitante. A última etapa será realizada no Campus Inconfidentes do Instituto Federal Sul de Minas, organizador da olimpíada.

A Obap é uma competição científica nacional que estimula jovens de cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio e técnicos subsequentes a atuarem nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento com situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada. Em cada edição, são selecionadas para a etapa presencial as 50 melhores equipes das etapas virtuais.

A fase presencial acontece de 21 a 23 de novembro de 2014 e será composta de duas etapas: na primeira, as equipes classificadas deverão realizar uma prova prática sorteada aleatoriamente entre as propostas pela organização; e na segunda etapa cada integrante fará prova individual com vinte questões objetivas, que valem um ponto cada, e quatro questões discursivas, nas áreas descritas no conteúdo programático.

Bons resultados
O Ifes possui um histórico de excelentes resultados na Obap. Em 2013, quatro equipes e dois alunos foram premiados na competição. Os participantes ganharam medalhas de ouro, prata e bronze por equipe e dois estudantes tiveram destaque em terceiro e quarto lugar na classificação individual. Ao todo foram oito equipes do Ifes classificadas na fase final da olimpíada pela modalidade Técnico Integrado/Concomitante, quatro do campus de Alegre e quatro do campus Itapina.

Na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, a equipe Carcarás, do Campus de Alegre, conquistou o quinto lugar recebeu a medalha de ouro por equipe. Outras três equipes do Ifes também foram premiadas Brizantas (Campus de Alegre), em sétimo lugar; Os persistentes (Campus Itapina), na nona colocação; e 3W Itapina (Campus Itapina), que terminou em 12º lugar. E dois estudantes foram premiados por se destacarem na competição: Élder Vieira (Campus de Alegre), ficou com o terceiro lugar; e Alan de Lima Nascimento (Campus Itapina), na quarta colocação.

No ano de 2012, a equipe Elite 2.0 de Itapina foi a grande vencedora da olimpíada, quando recebeu os prêmios de melhor equipe na modalidade Técnico Integrado/Concomitante e o de melhor aluno na fase presencial para o estudante Bruno Xavier. O Ifes também foi premiado pela melhor proposta de inovação e negócio para a equipe Os Jogadores, também do Campus Itapina. O resultado desta edição possibilitou que a equipe vencedora representasse o Brasil na 7ª edição da International Earth Science Olympiad (IESO), realizada em setembro de 2013 na Índia.

O Campus Itapina conquistou ainda a segunda e a quarta melhor colocação entre as equipes e o quarto melhor aluno da fase presencial. E o Campus de Alegre conquistou o sexto lugar da competição, na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, com a equipe Ruminantes, além da 18ª colocação da equipe Capixabas do Caparaó.
Na primeira edição da Obap, realizada em 2011, a equipe Elite do Campus Itapina ficou em segundo lugar geral e ganhou medalha de ouro. O aluno Bruno Xavier Rodrigues, integrante da equipe vencedora, foi premiado como melhor aluno da olimpíada. E as equipes Zootecplus e Masf ficaram empatadas em 20º lugar, e a equipe Ifes-Itapina10 ficou em 41º.

Chamada 94
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é um evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela chamada nº 94/2013. A chamada foi composta de duas linhas: a linha 1, destinada a projetos com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, e a linha 2, voltada a projetos de extensão tecnológica. Dentro da linha 2 havia três faixas e, entre elas, a faixa C, cujo objeto eram projetos que visam à nucleação e preparação de estudantes do ensino técnico da Rede Federal para concorrerem nas competições nacionais e internacionais de conhecimentos técnicos e competências, como a Olimpíada do Conhecimento e a Obap.

O Ifes aprovou 36 propostas na chamada nº 94/2013. Com isso, das 20 equipes do Instituto classificadas para a etapa final da olimpíada, 15 são oriundas de grupos apoiados pela chamada.