Página inicial > Notícias > I Encontro da Assistência Estudantil no Ifes acontece de 22 a 24 de outubro

I Encontro da Assistência Estudantil no Ifes acontece de 22 a 24 de outubro

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2014, 19h05 | Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2014, 19h05

O evento será realizado em Guarapari com os profissionais das equipes que atuam nos campi.

Cerca de 85 servidores – entre psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, pedagogos e gestores – que atuam diretamente com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal do Espírito Santo estarão reunidos entre 22 e 24 de outubro em Guarapari, no Hotel Meaípe. Será o I Encontro da Assistência Estudantil no Ifes, que tem como tema central “Avanços, Desafios e Novos Rumos”.

Segundo a nutricionista e assessora Karina Alves de Castro Pinto, da Assessoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o objetivo é discutir a política do Ifes com as equipes multiprofissionais, outros servidores de áreas afins e também com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição. “A política foi criada em 2011, então está em funcionamento há pouco tempo. Vamos debater quais dificuldades estamos enfrentando e ver o que será traçado daqui por diante”, afirmou.

No dia 22, às 14h, será realizada a conferência de abertura “A Assistência Estudantil nas Instituições Federais de Ensino: Avanços, Desafios e Novos Rumos”, pela professora Jacqueline Oliveira Silva, que é pró-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania da Universidade Federal do Espírito Santo. Às 16h20, haverá a mesa-redonda “Contextualização da Política de Assistência Estudantil no Âmbito do Ifes - Perspectivas Multidisciplinares”.

No segundo dia do evento, grupos de trabalho serão formados em torno de quatro temas: “Processos Seletivos – Organização e Parâmetros de Seleção”; “Acompanhamento dos Discentes – Estratégias e Instrumentos”; “Monitoramento e Avaliação da Implementação da Política de Assistência Estudantil”; e “O Processo de Trabalho e a Construção Interdisciplinar”.

Às 13h30, a assistente social Camélia Vaz Penna, coordenadora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto, realizará a conferência “Assistência Estudantil: Processos Seletivos, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Ações”.

No dia 24, os grupos de trabalho vão apresentar suas conclusões e haverá uma plenária. A ideia é que o evento dê origem a uma comissão para reavaliar a política existente e propor um novo olhar sobre como trabalhar com o tema dentro do Ifes.