Página inicial > Notícias > Campi do Ifes comemoram Dia Nacional do Livro

Campi do Ifes comemoram Dia Nacional do Livro

Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2014, 12h40 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2014, 11h48

Estão programadas diversas atividades para estimular a leitura entre os estudantes.

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. Em função da data, os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) organizaram atividades especiais para celebrar a data. Os eventos têm início nesta quinta-feira (23) com a Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Barra de São Francisco.

Na quinta a programação é exclusiva para o público interno. Às 19h a professora Andréia Penha Delmaschio, do Campus Vitória, ministrará a palestra “A importância da leitura na formação do cidadão”, no auditório da escola João Bastos. E a partir das 20h, haverá mostra cultural com os alunos do curso Técnico em Administração e mostra de alimento do curso de Agricultura Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na sexta-feira (24), serão apresentadas uma série de atrações culturais das 10 às 15 horas, com mostra de filmes, mostra de artesanato, mostra de alimentos Pronatec, atrações musicais e exposição de fotos antigas de Barra de São Francisco. As atrações acontecerão simultaneamente e são abertas ao público.

O Campus Montanha vai realizar, nos dias 29 e 30 de outubro, sua I Semana do Livro e da Biblioteca. Um dos destaques é a campanha “Doe um livro e multiplique o conhecimento”, que recebe doações de livros literários até o dia 29, na biblioteca do campus. Cada livro doado vai gerar um número para participação no sorteio de um brinde.

No dia 29, haverá palestras com o bibliotecário Valmir Oliveira de Aguiar e com a escritora Lúcia Machado no miniauditório do Instituto. Neste dia, acontecerá ainda a dinâmica “Continue contando a história...” e a exibição do filme “A menina que roubava livros”. E na quinta-feira (30), o evento começará com a apresentação de duas peças teatrais realizadas pelos alunos do curso Técnico em Administração, que recontarão histórias de Gil Vicente. Haverá ainda uma apresentação musical com o professor Adilson Silva Santos e sorteio de brinde para os alunos que participarem da Semana. Confira a programação completa.

Em Guarapari, os estudantes poderão participar da Feira de Troca de Livros nos dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 20h30, na biblioteca do campus. Estão previstos ainda gincana e sorteio de brindes e livros. No Campus Vila Velha, o Dia Nacional do Livro será comemorado com uma feira para troca de livros no dia 31 de outubro. A biblioteca do campus também vai ministrar uma oficina de acesso ao Portal de Periódicos da Capes, no dia 30 de outubro, às 15h. Em Venda Nova do Imigrante, o campus programou uma série de atividades para o período de 4 a 6 de novembro, com oficinas, café literário, sarau, filme, palestra e apresentações teatrais. Acesse a programação do Campus Venda Nova.

No Campus Vitória, a Semana do Livro e da Biblioteca será realizada de 3 a 7 de novembro, quando também acontece a 1ª Semana de Letras. Entre as atividades programadas, estão oficinas, minicursos, exibição de filmes, palestras, roda de capoeira, apresentação de trabalhos e exposição do acervo de obras de artes do campus. Durante a Semana será realizada ainda a aula inaugural do Mestrado em Letras, ofertado pelo Campus Vitória. Confira todas as atrações do evento.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09 de Abril de 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.

A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Assunto(s): livro , biblioteca , leitura