Página inicial > Notícias > Três projetos são premiados na Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ibatiba

Três projetos são premiados na Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ibatiba

Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2014, 16h13 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2014, 16h13

Os experimentos dos alunos, professores e técnicos administrativos foram expostos durante a feira.

Três projetos foram premiados na Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que ocorreu no último dia 22. Durante o evento foram ministradas palestras e minicursos, e expostos experimentos dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Na feira foi possível relacionar a produção científica e os desafios sociais, abordando a ciência e a tecnologia como instrumentos de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. O evento discutiu ainda o conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorize, de um lado, os avanços da ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados em gerações.

Confira os três projetos premiados:

– Equipamento de sondagem de tubulações e galerias: que consiste em um equipamento robótico que tem capacidade de se adequar ao tamanho da tubulação para monitoramento e reparo de cabos, fios e etc.
Alunos: Cícero Quadros Florindo Vitório, Igor Ambrósio Faria, Willian Conceição Queiroz e Ulysses Dutra Hubner.
Orientação: Wemerson Bruno Henriques;

– Da ditadura aos tempos atuais: um estudo da violência. Foram utilizados recursos como vídeos e debates sobre o tema com os expectadores.
Alunos: Évlyn Freire da Silva, Ulisses Hubner Alvim e Nathália Oliveira de Jesus.
Orientação: Plínio Ferreira Guimarães;

– Microscópio utilizando um celular com câmera de 8 Mega Pixels.
Alunos: Bruno Amigo, Gabriel Ferreira, Kaio Silveira, Lara Oliveira e Pedro Henrique.
Orientação: Alexandre Maria Ferreira.