Página inicial > Notícias > Gestão de Pessoas investe em capacitação de servidores

Gestão de Pessoas investe em capacitação de servidores

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 15h46 | Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2014, 17h53

Iniciativa busca valorizar os servidores do Ifes possibilitando o desenvolvimento na carreira.

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de propor políticas e diretrizes relativas a seleção, desenvolvimento, capacitação, saúde e qualidade de vida dos servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nesse sentido, foi criado o Projeto Novos Rumos, que busca a valorização dos servidores por meio de quatro eixos: acolhimento, desenvolvimento na carreira, qualidade de vida no trabalho e preparação para o pós-carreira. Para isso, a DGP tem desenvolvido ações que envolvem desde a posse até a aposentadoria.

Uma dessas ações é a capacitação dos servidores, realizada por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CDP). Nesta segunda-feira (3), teve início o treinamento Siape Aposentadoria e Pensão, que acontece no Campus Cariacica até sexta (7). O curso é ofertado por meio do Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A capacitação será ministrada pelo instrutor Robson César Feitoza Santos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e conta com 11 servidores da área de gestão de pessoas do Ifes e dois servidores da PRF.

A realização das capacitações dentro da instituição, os chamados treinamentos in company, são vantajosos para o Instituto. De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Danusa Simon Robers, a vantagem dos treinamentos in company é possibilitar que os processos da instituição sejam o foco da capacitação, além de permitir a participação de mais servidores com um investimento menor.

Além dessa capacitação, outros treinamentos vem sendo ofertados ao longo deste segundo semestre. O programa de multiplicadores também promoveu o treinamento Siape Cadastro, com a participação de 20 servidores do Ifes. Na área de gestão de pessoas, foram ofertados o Curso Prático de Legislação de Pessoal, ocorrido de 29 a 31 de outubro, com 33 servidores do Instituto; e o treinamento de Folha de Pagamento e Reforma Previdenciária, que tem início no dia 10 de novembro, com a participação de cinco servidores do Instituto.

Na área de contratações públicas, já foram oferecidos três treinamentos nesse período: o curso de Contratação Direta, com 25 servidores capacitados; Gestão e Fiscalização de Contratos, com a participação de 44 servidores; e Capacitação de Formação de Pregoeiros, que capacitou 24 servidores.

Foram ofertadas ainda duas turmas do treinamento em Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, em que 36 servidores do Ifes foram capacitados. Esse curso foi ministrado pelo Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Esaf) no Rio de Janeiro. Além disso, 13 servidores que atuam nos gabinetes dos diretores-gerais participaram de capacitação no 10º Encontro Nacional de Secretariado, realizado no mês de outubro.

Outros cursos poderão ser oferecidos aos servidores, de acordo com a disponibilidade de recursos no orçamento da instituição.