Página inicial > Notícias > Bélgica vai instalar Centro de Treinamento para trabalhadores portuários no Campus Cariacica

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 18h45 | Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2014, 09h03

Os cursos de Cariacica seguirão os moldes do Centro de Treinamento da Antuérpia, da Bélgica.

Reunião em Cariacica definiu aspectos do Termo de Cooperação

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediará um Centro de Treinamento teórico e operacional para gestores e trabalhadores portuários a partir de 2015. Os novos cursos serão lançados em parceria com o governo da Bélgica e serão os primeiros do Brasil ligados ao Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia da Bélgica (Apec).

O Centro de Treinamento para trabalhadores portuários de Cariacica será nos moldes do Centro de Treinamento da Antuérpia, na Bélgica, e será equipado com simuladores de última geração. Os treinamentos contarão ainda com simulações de áreas portuárias, com equipamentos de movimentação, contêineres, entre outros.

O ministro-chefe da Secretaria dos Portos, César Borges, vai à Bélgica no fim de novembro para assinar o Termo de Cooperação que estabelece o centro no Brasil. Além do Ifes e da Apec, a nova escola portuária em Cariacica será lançada com o apoio da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O Termo de Cooperação que será assinado busca fortalecer o relacionamento existente no estabelecimento de ações conjuntas destinadas à transferência de tecnologia e à formação, qualificação e certificação profissional dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores portuários avulsos, a fim de oferecer uma ampla variedade de formação relacionada às atividades do setor portuário para os portos brasileiros.

Além de oferecer cursos para os trabalhadores portuários brasileiros que buscam especialização, o termo de cooperação vai possibilitar treinamentos na Bélgica, tanto para professores do Ifes quanto para profissionais das demais instituições.