Página inicial > Notícias > Professores do Ifes publicam livros e artigo em revista internacional

Professores do Ifes publicam livros e artigo em revista internacional

Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 18h17 | Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2014, 18h17

Os professores Amarildo Mendes Lemos e Ricardo Ramos Costa tiveram artigos publicados em livros.

Três professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram trabalhos publicados nesta semana. O professor de história do Campus Colatina, Amarildo Mendes Lemos, teve seu artigo intitulado "Das APM's à abertura política: Max Mauro e a ditadura militar no Espírito Santo" publicado no livro O estado do Espírito Santo e a Ditadura (1964-1985).

O artigo do professor Amarildo reflete sobre a história do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Espírito Santo tendo em vista a trajetória política do ex-governador Max de Freitas Mauro, identificado como uma das maiores lideranças do grupo no estado. O texto foi viabilizado a partir da documentação da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) disponibilizada pelo Arquivo Público Estadual, que possibilitou a recuperação de aspectos da vida partidária, da resistência política e do modus operandi dos órgãos de repressão.

Já o professor Werley Gomes Facco, da Coordenadoria de Engenharia Mecânica do Campus São Mateus teve dois os artigos aceitos para publicação na revista internacional IEEE Transactions on Magnetics. O primeiro artigo, intitulado “A Modified Plane Wave Enrichment to Solve 2D Electromagnetic Problems Using the Generalized Finite Element Method” trata da modificação das funções de ondas planas, usadas tipicamente como funções de enriquecimento no Método do Elemento Finito Generalizado (MEFG).

O segundo artigo aceito, "Performance of the Alternating Direction Implicit Scheme with Recursive Sparsification for the Finite Element Time Domain Method", apresenta uma melhoria da Adi-Fetd com base em um algoritmo recursivo capaz de obter uma aproximação para a matriz inversa que compõe o sistema linear. Essa estratégia reduz de forma significativa o uso de memória e tempo de simulação em comparação ao convencional Adi-Mefdt.

O professor Ricardo Ramos Costa do Campus Linhares teve um capítulo lançado na coletânea “Diálogo entre literatura e outras artes”, publicada pela editora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMS). No livro, as pesquisas criam um diálogo entre as diversas literaturas e as manifestações da arte que crescem no interior das universidades, consolidando linhas de pesquisa que fundamentam a produção de monografias, dissertações e teses.