Página inicial > Notícias > Comissão do Ifes visita universidade na Argentina

Comissão do Ifes visita universidade na Argentina

Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2014, 18h56 | Última atualização em Quarta, 12 de Novembro de 2014, 18h56

Ifes e Universidad Nacional de Villa María (UNVM) vão estabelecer parcerias para pesquisas em conjunto, participação em eventos e intercâmbio de servidores e de estudantes.

Um grupo de professores e pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) visitou, na última semana, a Universidad Nacional de Villa María (UNVM), na Argentina. A missão teve o objetivo de fortalecer as relações entre as duas instituições e avançar em temas como a realização de pesquisas em conjunto, participação em eventos e intercâmbio de servidores e estudantes, em especial nas áreas de Engenharia em Alimentos, Agronomia, Língua Espanhola e Língua Portuguesa para estrangeiros.

A comissão reuniu-se com dirigentes da UNVM, entre eles a vice-reitora Cecilia Conci, e assinou um memorando de entendimentos (MOU – da sigla em inglês Memorandum of Understanding), espécie de carta que tem o objetivo de manifestar interesse na celebração de acordos futuros. A comissão do Ifes também esteve em empresas da região e na Universidad Nacional de Córdoba, a mais antiga da Argentina.

A delegação do Ifes apresentou o sistema educacional da Rede Educação Profissional e Tecnológica, ressaltando a especificidade da atuação da instituição na Educação Básica e Superior. Outros pontos de destaque foram os Polos de Inovação e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).

Participaram da comitiva o diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires; o coordenador do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Venda Nova do Imigrante, Fabiano Ricardo Brúñele Caliman; o coordenador da Licenciatura em Ciências Agrícolas do Campus Itapina, Leandro Glaydson de Rocha Pinho; o diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Venda Nova do Imigrante, Wilton Soares Cardoso; o coordenador do curso técnico em Administração do Campus Venda Nova, Evandro de Andrade Siquiera; a assessora de Relações Internacionais do Ifes, Verônica Rangel Barreto; e a diretora de Pesquisa do Campus Piúma, Sonia Flores.

UNVM
A UNVM é uma universidade jovem fundada a partir de padrões modernos para contribuir com o desenvolvimento regional nas três áreas essenciais da atividade acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão. Villa María é um polo educacional de relevância nacional, cuja oferta de cursos inclui Ciências Humanas, Ciências Básicas e Aplicadas e Ciências Sociais.

Em seu site, a instituição destacou a visita da comissão do Ifes, ressaltando que a instituição brasileira alcançou alto desenvolvimento na oferta de cursos de qualidade a partir de demandas econômicas regionais.

A vice-reitora da UNVM, Cecilia Conci, destacou a importância de avançar em acordos que permitam a integração regional das duas instituições acadêmicas do Mercosul. Aconci apresentou a experiencia do Centro de Investigação e Transferência (CIT), criado em 2013 identificar demandas regionais e dar respostas a partir da ciência.

Córdoba
A comitiva de professores e pesquisadores do Ifes também esteve na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina. Fundada em 1613, é a universidade mais antiga do país. Desde o início do século 20, é a segunda maior universidade do país em termos do número de alunos, corpo docente e programas acadêmicos. A visita a Córdoba foi proposta pela Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter), e tratou de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia.