Página inicial > Notícias > Festival de curtas comemora o Dia da Consciência Negra no Campus Colatina

Festival de curtas comemora o Dia da Consciência Negra no Campus Colatina

Publicado: Sexta, 14 de Novembro de 2014, 12h34 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h26

Serão exibidos curtas produzidos pelos estudantes do campus.

O dia 20 de novembro é marcado por atividades e comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Para celebrar a data, o Campus Colatina promove o I Festival Curta no Quilombo – Produção temática Audiovisual História e Cultura Afro-brasileira. O festival tem como finalidade debater e tratar temas relativos à história e cultura afro-brasileira em respeito à determinação da legislação 10.639/2003.

Sob a supervisão da professora Luciana Lima Batista e colaboração dos professores Rita de Cássia Dias e Rubens Maria Vago, docentes de diversas disciplinas abordaram aspectos culturais, sociais, políticos e temas contemporâneos e históricos referentes à afro-brasilidade. A partir dos debates em sala e de trabalhos sobre o tema, os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos em Administração e em Edificações Integrados ao Ensino Médio produziram os curtas que serão exibidos durante o evento.

O festival também conta com atrações convidadas: a dança do carimbó, com os alunos da Faculdade da Melhor Idade de Colatina (Famic), a apresentação de capoeira e maculelê pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Colatina e barracas com mostras de vestuários, brinquedos e adereços africanos. O evento é aberto à comunidade e conta com a participação dos alunos e servidores do Campus Colatina.

Além do festival, a professora Rita de Cássia Dias ministrará palestra sobre africanidades e políticas públicas referentes às relações étnico-raciais no Cras de Colatina e na Escola Arisitides Freire. As palestras também são parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra.