Página inicial > Notícias > Conif seleciona instituições para receber pesquisadores franceses

Conif seleciona instituições para receber pesquisadores franceses

Publicado: Sexta, 21 de Novembro de 2014, 10h20 | Última atualização em Segunda, 24 de Novembro de 2014, 11h59

As instituições irão receber dez estudantes franceses mestrandos em Letras.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou edital para adesão das instituições de ensino ao Programa de Pesquisadores da Embaixada da França. Podem participar da chamada os 38 Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tencológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Dez instituições serão selecionadas para receberem estudantes franceses mestrandos em Letras.

As atividades dos pesquisadores franceses no Brasil terão duração de nove meses, devendo ser cumpridas entre setembro de 2015 e junho de 2016, com carga horária semanal de 12 horas de aula e outras 6 horas extraclasse. As instituições brasileiras arcarão com o pagamento de auxílio mensal aos estagiários. O valor da bolsa poderá ser de R$ 2 mil ou de R$ 2.500. A Embaixada da França ficará responsável pela compra dos bilhetes aéreos e pelo pagamento do seguro-saúde.

Fruto de parceria com a Embaixada da França, o programa faz parte do conjunto de iniciativas do Conif para consolidar a internacionalização das instituições da Rede Federal. É mais uma forma de incentivar e fomentar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural envolvendo as instituições brasileiras e os liceus franceses.

O termo de adesão ao programa deverá ser enviado ao Conif até a próxima quarta-feira (26) e as instituições terão até 5 de dezembro para enviar as propostas iniciais de plano de trabalho. As proposições deverão também indicar como a instituição pretende garantir a continuidade dos cursos de francês após a conclusão das atividades do pesquisador. O resultado final será divulgado no dia 10 de dezembro.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif.

Assunto(s): Conif , internacional , França