Página inicial > Notícias > Equipes do Campus Itapina conquistam medalhas em Olimpíada de Agropecuária

Equipes do Campus Itapina conquistam medalhas em Olimpíada de Agropecuária

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 11h03 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2014, 11h03

Na classificação geral, sete equipes da instituição ficaram entre as 15 melhores na categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante.

A equipe Dominantes, do Campus Itapina, conquistou o segundo lugar na classificação final da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), na categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante. Os campeões foram os alunos da equipe YPYBYTU do Campus São Miguel do Oeste, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na modalidade técnico subsequente os vencedores foram os estudantes do Campus Videira, do Instituto Federal Catarinense (IFC).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) manteve o histórico de bons resultados na competição. Vinte equipes do Ifes se classifcaram para a etapa final da Obap, sendo 19 para a categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante e uma para a modalidade técnico subsequente. Na classificação geral, sete equipes da instituição ficaram entre as 15 melhores na categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante, que reuniu equipes de todo o País nessa última etapa. E equipe Os Esquecidos, também do Campus Itapina, conquistou a segunda colocação na modalidade subsequente.

Além da equipe campeã, outras catorze equipes saíram com medalhas da disputa pela categoria técnico integrado/concomitante. Já na categoria técnico subsequente, mais cinco equipes receberam medalhas. A relação completa dos vencedores está disponível no site: www.ifsuldeminas.edu.br. As escolas que mais classificaram equipes para a final também foram premiadas com uma minibiblioteca doada pela Embrapa.

A competição aconteceu de 21 a 23 de novembro no Campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Em sua quarta edição, a olimpíada recebeu 604 inscrições de equipes e teve mais de 2 mil alunos participantes. Na fase final, 60 equipes foram classificadas e estiveram em Inconfidentes para realizar provas teóricas e práticas. Os 180 estudantes realizaram 20 questões objetivas e quatro dissertativas. Já a prática foi dividida em duas modalidades: os alunos do técnico integrado/concomitante resolveram tarefas relacionadas à área de agrimensura, enquanto os participantes da categoria técnico subsequente se depararam com problemas relacionados à inseminação artificial em bovinos.

A olimpíada busca estimular jovens de cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio e técnicos subsequentes a atuarem nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento com situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na competição. A Obap é uma realização do IFSULDEMINAS, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

IESO 2015 no Brasil

Para o reitor do IFSULDEMINAS e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, foi o responsável por anunciar os vencedores. Durante a cerimônia d epremiação, ela anunciou também, em primeira mão, que o Brasil será o próximo país a sediar a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), a ser realizada na cidade de Poços de Caldas, no segundo semestre de 2015, tendo como instituição realizadora o Instituto Federal. “É a primeira vez que o Brasil sediará esse evento e nós do IFSULDEMINAS tivemos a honra de sermos convidados para enfrentar esse desafio. Mais de 40 países estarão presentes para participar da competição”, declarou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS.