Página inicial > Notícias > Semana de Saúde e Segurança do Trabalho termina hoje no Campus Vitória

Semana de Saúde e Segurança do Trabalho termina hoje no Campus Vitória

Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 16h49 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h05

Cerca de mil pessoas devem participar das atividades ao longo do evento.

O Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebe até esta quinta-feira (27) a 2ª da Semana de Saúde e Segurança do Trabalho. O evento teve sua abertura realizada na tarde desta quarta (25). A edição trouxe o tema “Trabalho seguro, a saúde agradece” e teve o objetivo de despertar e alertar a comunidade acadêmica em relação à aplicação de procedimentos, normas e condutas de segurança na busca da prevenção e do controle de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

A segunda edição da Semana de Saúde e Segurança do Trabalho trouxe como principal novidade a abertura ao público em geral. A primeira edição, realizada em 2013, foi realizada apenas para os alunos. Além da programação oficial, que encerra hoje, está prevista uma visita técnica na ArcellorMittal para 40 alunos. Na ocasião, 10 estudantes serão contemplados para passar um dia na empresa acompanhando a rotina dos técnicos de Segurança do Trabalho.

Segundo a organização, cerca de mil pessoas devem passar pela Semana até a última palestra, na noite desta quinta. Para a professora Marisa Cruz Coser, Coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, a grande motivação para a realização do evento é proporcionar conhecimento para os estudantes. “O objetivo é sairmos da sala de aula, levando os alunos a terem contato com a realidade do campo no Brasil, através dos palestrantes de várias partes do país”, destaca.

Durante os três dias do seminário foram ministradas palestras e realizadas exposições de iniciativas de empresas que apoiam o evento no pátio central do Campus. Os estandes da Nexo CS, da Abrafer e da Solução EPI mostraram equipamentos e novidades da área de Segurança do Trabalho. Já os estandes da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) e da Rede Farmes, alertaram para a prevenção de doenças, como a dengue, e ofereceram serviços de aferição de pressão e teste de glicose.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo professor Edwar Abreu Gonçalves, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com o tema “A Insalubridade e a periculosidade no Direito Brasileiro”, a palestra falou da forma como o direito da Saúde e da Segurança no Trabalho é abordada pelas leis brasileiras. Para o professor, discutir o tema é fundamental na atualidade. “O evento é de suma importância pois reúne profissionais e futuros profissionais da área num mesmo objetivo: o de formar uma mentalidade prevencionista”, afirma.

A aluna de Segurança do Trabalho e integrante da comissão de apoio do evento, Lisdisléia Martins Ferreira, destaca que o evento dá aos alunos uma nova percepção aos alunos e aos interessados em relação a área. “Aqui o aluno se identifica com o curso e ainda tem contato com pesquisadores e empresas de Segurança do Trabalho, aprimorando seus conhecimentos”.

Já as alunas Pâmela das Graças de Freitas e Ana Paula Gomes Vieira, do curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade Proeja, o evento é um grande incentivador para o seguimento da carreira. “É uma oportunidade muito proveitosa”, destaca Pâmela.

Confira a galeria de imagens do evento.