Página inicial > Notícias > Campus Cariacica promove o Dia da Astronomia

Campus Cariacica promove o Dia da Astronomia

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 12h03 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2014, 12h03

Estão programadas palestras e sessões no planetário móvel.

O Grupo de Astronomia Carl Sagan do Campus Cariacica promove, na quarta-feira (3), o Dia da Astronomia. As atividades terão início às 9 horas, no auditório do campus, e são abertas ao público externo. O evento comemora o Dia da Astronomia que, no Estado do Rio de Janeiro, é celebrado no dia 2 de dezembro em homenagem à data de aniversário de Dom Pedro II, fundador o Observatório Nacional e incentivador da Astronomia no País.

A programação prevê palestras com professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), exibição de filme e entrega das medalhas aos ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2014, além de uma apresentação sobre a história do Grupo de Astronomia.

Ao longo do dia, haverá ainda sessões no planetário móvel e de observação solar. O planetário móvel é uma cúpula inflável e, no seu interior, é projetado o céu e lá monitores explicam sobre as constelações, estações do ano e coordenadas celeste. A observação solar será feita com o telescópio solar, que possui filtros solares que impedem um ataque direto aos olhos, permitindo observar as características do Sol e as manchas solares.

Mais informações sobre o Dia da Astronomia no Campus Cariacica podem ser obtidas pelos e-mails: brenobsilva@gmail.com e robson.leone@ifes.edu.br.

9 h: Abertura
10h15: Palestra “Matéria Escura: no universo, nas galáxias e aqui” - Dr. Davi Cabral Rodrigues (Departamento de Física da Ufes)
12h: Almoço
13h30: História do Grupo de Astronomia GACS
14h: Palestra “Os Mistérios Ocultos do Sol” - Msc. Filipe Leôncio (Campus Cariacica)
15h: Intervalo
15h30: Entrega das Medalhas da OBA/2014
15h45: Palestra “Astronomia: a investigação do universo” - Dr. Sérgio Bisch (Departamento de Física da Ufes)
17h30: Exibição do filme Star Trek(2009) e discussão.

Assunto(s): astronomia , palestra , planetário