Página inicial > Notícias > Campus Linhares realiza Seminário Internacional de Filosofia da Ciência

Campus Linhares realiza Seminário Internacional de Filosofia da Ciência

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 16h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2014, 18h37

Abertura será no dia 9 de dezembro, com palestra de um professor da Universidade Técnica de Berlim.

O Campus Linhares, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está com inscrições abertas para os interessados em participar do I Seminário Internacional de Filosofia da Ciência. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, no próprio campus, e contará com palestra de abertura do professor doutor Helmut Heit, da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha). Ele falará sobre o tema “Era Nietzsche um inimigo da ciência?”, às 19 horas, no miniauditório.

No dia 10, das 14h às 18h, haverá duas mesas-redondas. A primeira, das 14h às 16h, será “História, Ensino e Epistemologia”, com a participação do professor Cleidson Venturine e do aluno finalista do curso técnico em Automação Industrial Wanderson Lucas Ohenes, que vão debater “A importância da contextualização histórico-social no ensino de ciências”. Nessa mesa, será ainda debatido o tema “Matrizes epistemológicas do pensamento moderno e contemporâneo”, apresentado pelo professor Vinícius Zocatelli, mestre em Psicologia.

A segunda mesa-redonda acontece de 16h as 18h, abordando “Razão, Verdade e Poder”. O professor Adolfo Oleare, mestre em Filosofia e Letras, falará sobre “Razão: o livro-caixa da metafísica da ciência ocidental”. Em seguida, o docente Davis Alvim (doutor em Filosofia) apresentará o tema “Verdade, poder e subjetividade: Foucault e o primado das resistências”.

O objetivo do seminário é mobilizar a comunidade acadêmica para um debate especializado em torno das condições de produção do conhecimento científico. A comissão organizadora é presidida pelo professor Adolfo Oleare e composta pelos professores Cleidson Venturine (Física) e Davis Alvim (História), pelos técnicos-administrativos Paulo Ricardo Fraga Fonseca e Silvia Regina Ackermann, pelo estagiário Daniel Felipe Cardoso e pelo aluno Hilquias Crispim.

Segundo a organização, os assuntos escolhidos para o seminário visam discutir a produção das afirmações e dos conceitos científicos e pensar as condições de possibilidade da função explicativa da ciência, analisando sua relação com a tecnologia, a natureza, a história e os métodos de pesquisa.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.
Veja mais informações sobre o I Seminário Internacional de Filosofia da Ciência – Campus Linhares