Página inicial > Notícias > Ifes tem 44 projetos aprovados na Chamada 17

Ifes tem 44 projetos aprovados na Chamada 17

Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 19h09 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 15h04

Pesquisadores e extensionistas do Instituto aprovaram projetos em todas as linhas de financiamento da Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve 44 projetos aprovados na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014. Ao todo, as propostas correspondem a cerca de R$ 7 milhões em recursos captados, somados os valores que serão desembolsados pelo CNPq e os oferecidos como contrapartida pelas empresas e instituições parceiras.

O resultado já pode ser acessado na página de acompanhamento do edital e contém a relação de aprovados em cada uma das linhas de financiamento disponíveis. Os proponentes do Ifes tiveram nove projetos aprovados na Linha 1 (PD&I), sete na Linha 2 (Extensão Tecnológica), 12 na Linha 3 (Torneio de Educação Profissional) e 16 na Linha 4 (Soluções Inovadoras).

A chamada é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Ao todo, o edital disponibilizará o montante de R$ 40 milhões para atender propostas dos Institutos Federais nas áreas de pesquisa aplicada; desenvolvimento; inovação e extensão tecnológica; e participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências.

Durante o segundo semestre de 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) do Ifes desenvolveu várias ações para fomentar a inscrição de projetos pelos pesquisadores e extensionistas da instituição. Além de disponibilizar canais de orientação e suporte para professores e servidores técnico-administrativos interessados, a PRPPG ofereceu textos-base aos proponentes e comprometeu-se a viabilizar bolsas de iniciação científica para os projetos aprovados. Já a Agência de Inovação do Ifes (Agifes), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), disponibilizou orientação quanto à pesquisa de patentes.

Segundo o Diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, o sucesso na captação de recursos por meio do edital deu-se graças a um esforço coletivo dos professores e servidores da instituição. “Os pesquisadores e extensionistas aceitaram o desafio de escrever e inscrever os projetos. Graças a eles podemos comemorar mais um resultado”, lembra.

Resultados por linhas de financiamento:

Linha 1

Leandro Colombi Resendo