Ifes tem 44 projetos aprovados na Chamada 17
Pesquisadores e extensionistas do Instituto aprovaram projetos em todas as linhas de financiamento da Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve 44 projetos aprovados na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014. Ao todo, as propostas correspondem a cerca de R$ 7 milhões em recursos captados, somados os valores que serão desembolsados pelo CNPq e os oferecidos como contrapartida pelas empresas e instituições parceiras.
O resultado já pode ser acessado na página de acompanhamento do edital e contém a relação de aprovados em cada uma das linhas de financiamento disponíveis. Os proponentes do Ifes tiveram nove projetos aprovados na Linha 1 (PD&I), sete na Linha 2 (Extensão Tecnológica), 12 na Linha 3 (Torneio de Educação Profissional) e 16 na Linha 4 (Soluções Inovadoras).
A chamada é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Ao todo, o edital disponibilizará o montante de R$ 40 milhões para atender propostas dos Institutos Federais nas áreas de pesquisa aplicada; desenvolvimento; inovação e extensão tecnológica; e participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências.
Durante o segundo semestre de 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) do Ifes desenvolveu várias ações para fomentar a inscrição de projetos pelos pesquisadores e extensionistas da instituição. Além de disponibilizar canais de orientação e suporte para professores e servidores técnico-administrativos interessados, a PRPPG ofereceu textos-base aos proponentes e comprometeu-se a viabilizar bolsas de iniciação científica para os projetos aprovados. Já a Agência de Inovação do Ifes (Agifes), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), disponibilizou orientação quanto à pesquisa de patentes.
Segundo o Diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, o sucesso na captação de recursos por meio do edital deu-se graças a um esforço coletivo dos professores e servidores da instituição. “Os pesquisadores e extensionistas aceitaram o desafio de escrever e inscrever os projetos. Graças a eles podemos comemorar mais um resultado”, lembra.
Resultados por linhas de financiamento:
Linha 1
Leandro Colombi Resendo
Waylson Zancanella Quartezani
André Itman Filho
Ernesto Correa Ferreira
Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves
Marcelo Giordani Minozzo
Ana Paula do Carmo
Marcelo Fanttini Polese
Lucas Louzada Pereira
Linha 2
Lidiane Leite
Wilton Soares Cardoso
Mauro Cesar Dias
Fabielle Castelan Marques -
Reginaldo Rosa Cotto de Paula
Rafael Michalsky Campinhos
Rafael Buback Teixeira
Linha 3
Júlio Cezar Machado Baptestini
Nilson Nunes Morais Junior
Cesar Otaviano Penna Junior
Robson Ferreira de Almeida
Afranio Afonso Ferrari Baião
Robson Prucoli Posse
Tiago Zanotelli
Salomão Martins de Carvalho Júnior
Walber Antonio Ramos Beltrame
Renan Osório Rios
Luiz Rafael Resende da Silva
Cleidson Venturine
Linha 4
Luis Antonio da Silva
Frederico da Silva Fortunato
Antonio Donizetti Sgarbi
Andre Gustavo de Sousa Galdino
Marco Antonio de Souza Leite Cuadros
Almir Andreao
Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco
Fabielle Castelan Marques
Danilo de Carvalho
Giuliano Gonçalves de Souza
Mauro Sérgio da Silva
Veridiana Basoni Silva
Wilson Camerino dos Santos Junior
Kamila Ribeiro Ghidetti
Warlen Alves Monfardini
Igor Henrique Beloti Pizetta
Redes Sociais