Página inicial > Notícias > Servidores e alunos do Ifes apresentam e publicam trabalhos

Servidores e alunos do Ifes apresentam e publicam trabalhos

Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 18h50 | Última atualização em Terça, 09 de Dezembro de 2014, 18h50

A professora Karina Pereira e a aluna Ingrid Manzoli, de Nova Venécia, apresentaram um trabalho no Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.

Servidores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) apresentaram ou publicaram trabalhos na última semana. A professora Karina Pereira Detogne e a estudante Ingrid Pinheiro Manzoli, do Campus Nova Venécia, realizaram uma apresentação oral no IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro em Campos dos Goytacazes (RJ).

Foi apresentado o trabalho “Reflexões sobre o Preconceito Linguístico: um relato de experiência”, que aborda novas posturas para o Ensino de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Linguística. O trabalho envolveu turmas dos cursos técnicos em Edificações e de Mineração.

Já os professores Arlan da Silva Gonçalves e Osmair Vital de Oliveira, do Campus Vila Velha, tiveram seu artigo "Quantum Chemical Studies of Endofullerenes (M@C60) Where M = H2O, Li+, Na+, K+, Be2+, Mg2+, and Ca2+" publicado na revista internacional Computational Chemistry, da editora Scientific Research.

Nesse artigo foram usados cálculos químico-quânticos para investigar propriedades eletrônicas e estruturais de sete endofulerenos – material semicondutor de eletricidade que é alótropo do carbono. Alótropos são substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento. No trabalho, as energias de interação mostraram estabilidade de todas as espécies químicas dentro do fulereno, em cada um dos complexos, e os resultados podem ser úteis para o desenvolvimento de novos endofulerenos.