Página inicial > Notícias > Campus Cariacica realiza segunda edição do Workshop de Física Aplicada

Campus Cariacica realiza segunda edição do Workshop de Física Aplicada

Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 12h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 12h51

Evento acontece dia 19 de dezembro no Anfiteatro do campus.

O Campus Cariacica do Ifes realiza, na sexta-feira (19), a segunda edição do Workshop de Física Aplicada (WFA). O evento, previsto para durar todo o dia, conta com seminários, comunicações científicas e mesa-redonda no Anfiteatro do Campus. O workshop é uma iniciativa do Grupo de Física Aplicada do Ifes e tem o objetivo de expor, difundir, discutir e ampliar os trabalhos em desenvolvimento por alunos do grupo. O evento é aberto ao público.

Ao mesmo tempo, acontece a realização do 1º Workshop de Física Teórica do Ifes (WFT), organizado pelo Grupo de Física Teórica do campus. Os dois eventos têm o mesmo objetivo, mas com foco em áreas de pesquisa diferentes. Os seminários e comunicações acontecem de forma que o participante possa acompanhar os trabalhos dos dois eventos. A inscrição é única e pode ser efetuada no site do workshop até quarta-feira (17).

A comissão organizadora é composta pelos professores Wesley Spalenza (Ifes), Márcio de Sousa Bolzan (Ifes), Marcelo Esteves de Andrade (Ifes) e Hermano Endlich Schneider Velten (Ufes).

Em sua primeira edição, realizada em 2013, o WFA contou com a presença de pesquisadores e estudantes de várias regiões do estado. Ao total foram reunidos 160 participantes inscritos.

Serviço:
2º Workshop de Física Aplicada e 1º Workshop de Física Teórica do Ifes
Data: 19 de dezembro de 2014
Local: Anfiteatro do Campus Cariacica do Ifes
Endereço: Rodovia Governador José Sette, S/Nº – Bairro Itacibá, Cariacica – ES

Programação:
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura
09h - Seminário 1: Cosmologia Observacional e o Projeto EUCLID – Prof. Dr. Valério Marra (Ufes) – (WFT).
10h – Break
10h20 - Comunicação 1: Energia Escura Além da constante cosmológica – Rodrigo vom Marteens – (WFT).
10h50 - Comunicação 2: O limite clássico do Oscilador Harmônico em um cenário de comprimento mínimo – Tyrone Soares Quintela Júnior – (WFT).
11h10 - Comunicação 3: A teoria de Rastall e soluções não-singulares no Universo primordial - Gebriel Freitas Silva – (WFT).
11h30 - Comunicação 4: Efeitos não lineares de Relatividade Geral e Matéria Escura em Galáxias- Álefe Freire de Almeida – (WFT).
11h50 – Intervalo para almoço (livre)
13h30 - Seminário 2: Refinamento pelo Método de Rietveld: teoria e aplicações – Prof. Msc. Camila Zangerolame Santos (Ifes) – (WFA).
14h30 - Comunicação 5: Órbitas Relativísticas de Corpos Celestes – Kim Castro Lemos – (WFA).
14h50 - Comunicação 6: Modelo de Bohr-Sommerfel relativístico – Érico Paganini – (WFA).
15h10 – Break
16h10 - Comunicação 7: Modelagem rudimentar da corrente crítica em cerâmicas supercondutoras policristalinas – Flaviana Siller Thebaldi – (WFA).
16h30 - Mesa Redonda: O papel do Físico Pesquisador na transposição da FMC para a sala de aula do E. M. - (WFA).
17h30 - Show da Física (Ifes).

Assunto(s): WFA , WFT , Física , Workshop , Cariacica.