Sai o resultado do processo seletivo de cursos técnicos do Ifes
Prazo para interpor recurso vai até esta terça (16).
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado do processo seletivo para cursos técnicos da instituição. A lista de aprovados pode ser acessada no site do Instituto (www.ifes.edu.br). Na página de acompanhamento do edital 01/2015 é possível interpor recurso contra o resultado. No caso do edital 02/2015, da seleção de cursos Proeja, o candidato deverá buscar o campus do curso de interesse para recorrer. Em ambos os casos, o prazo vai até esta terça (16).
Ao todo, foram ofertadas 3.456 vagas em 82 cursos nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e educação de jovens e adultos. As oportunidades estão distribuídas em 19 campi: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Barra de São Francisco, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.
Dezessete mil, quatrocentas e onze pessoas fizeram as provas, aplicadas no dia 30 de novembro. O resultado final da seleção, após a análise de recursos, sai no dia 22 de dezembro. Os aprovados devem ficar atentos às datas e horários de matrícula em cada campus, detalhados nos editais. As matrículas têm início já nos primeiros dias de janeiro, em algumas localidades.
Modalidades
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário.
Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.
Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados para quem tenha concluído o ensino médio. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final.
A modalidade educação de jovens e adultos é voltada para alunos com 18 anos ou mais. As vagas são do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os alunos cursam disciplinas de Ensino Médio e as disciplinas específicas do curso técnico ou da qualificação ofertada no Ifes.
Veja os aprovados no edital 01/2015 e 02/2015.
Redes Sociais