Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 20h14 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 15h03

Ao todo, a premiação distribuirá mais de US$ 20 mil entre os vencedores. As inscrições vão até fevereiro.

Estão abertas as inscrições para a edição 2014 do Prêmio Mercosul para Ciência e Tecnologia. A premiação é realizada anualmente pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul) e neste ano traz o tema “Popularização da Ciência”. O período para inscrições dos projetos vai até o dia 23 de fevereiro e ao todo serão distribuídos mais de US$ 20 mil entre os vencedores.

A premiação tem o objetivo de incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação nos países do Mercosul; reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes e jovens pesquisadores que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do Mercosul; e contribuir para o processo de integração regional entre os países do Mercosul mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

Os projetos dos estudantes e pesquisadores devem abordar alguma das seguintes linhas de pesquisa: Museus e Centros de Ciência físicos, virtuais e itinerantes; Feiras de Ciências, Mostras de Ciência, Mostras Científicas Itinerantes; e Mídias Sociais e Outros Instrumentos. O prêmio é divido nas categorias Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração.

Na categoria de Iniciação Científica as inscrições podem ser feitas na modalidade individual ou por equipe. Ela é voltada para estudantes do ensino médio e técnico, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Já na categoria Estudante Universitário, aqueles que estejam frequentando cursos de graduação em instituições de ensino superior e de pesquisa podem se inscrever de forma individual.

Na categoria Jovem Pesquisador, graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham no máximo 35 anos de idade podem se inscrever individualmente.
E na categoria Integração as inscrições são por equipe e direcionadas a graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, sem limite de idade.

Os prêmios para as modalidades individual e por equipe da categoria de Iniciação Científica são de US$ 2.000. Para a categoria Estudante Universitário o prêmio será de US$ 3.500. Na categoria Jovem Pesquisador, o prêmio do vencedor será de US$ 5.000; e na categoria Integração, a equipe será premiada com US$ 10.000.

Confira as linhas de pesquisa do Prêmio:

Museus e Centros de Ciência físicos, virtuais e itinerantes – Premiará projetos de popularização da ciência que tenham sido desenvolvidos em universidades, instituições de pesquisa, museus, centros de ciência, planetários, fundações, entidades científicas e outras instituições, com o objetivo de incentivar atividades que propiciem a difusão e popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade.

Feiras de Ciências, Mostras de Ciência, Mostras Científicas Itinerantes – Premiará projetos que sirvam como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico das escolas, bem como para despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica.

Mídias sociais e outros instrumentos – Apresentação de trabalhos relevantes de Divulgação Científica e Popularização da Ciência e Tecnologia, veiculados: blogs, Facebook, Twitter, YouTube, Flickr, páginas de internet, jornais da grande imprensa ou jornais locais, revistas não especializadas de circulação ampla, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, livros, teatro, cinema e outras formas de arte.

O regulamento da edição 2014 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia está disponível no site: http://www.premiomercosul.cnpq.br/regulamento.html