Ifes realiza I Mostra de Produtos das Agroindústrias Familiares em Barra de São Francisco
Evento apresentou o resultado do curso Agricultor Familiar, oferecido no Campus pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Campus Barra de São Francisco do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) organizou, no último sábado (13), a I Mostra de Produtos das Agroindústrias Familiares de Barra de Francisco. O evento aconteceu próximo à Feira Livre do município e teve o objetivo de apresentar o resultado do curso Agricultor Familiar, oferecido no Campus pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A mostra também serviu para mostrar o potencial dos produtores no mercado do município. Além de funcionários e alunos do campus, estudantes do Curso de Design Gráfico da Ufes e familiares dos alunos participaram do projeto.
O curso Pronatec Agricultor Familiar foi oferecido no Campus Barra de São Francisco de junho a novembro de 2014. Os alunos do Pronatec receberam formação em áreas como segurança e qualidade alimentar, processamento de alimentos de origem vegetal e animal, bem-estar social e ambiental, além de geração de renda na agricultura familiar. As aulas teóricas do curso foram realizadas na Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite.
Segundo a professora Fernanda Chaves da Silva, coordenadora do curso, o evento foi um sucesso e mostrou que é possível trabalhar com produtos comercializados por pequenos produtores de origem familiar com qualidade e identidade. “É importante que, quando os produtos forem comercializados fora do município, as pessoas saibam que ele foi produzido em Barra de São Francisco. É uma valorização de origem”, destaca.
O prefeito do município, Luciano Pereira, visitou os stands dos produtores e também falou sobre a Mostra “É muito importante a prefeitura incentivar, participar, e realizar ações que incentivem os produtores, e para dar a eles e suas famílias uma melhor qualidade de vida,” disse.
A participação dos alunos de Design da Ufes foi proposta para que eles pudessem desenvolver, em parceria com os alunos do Pronatec, o design visual dos produtos (identidades e embalagens) e dos estandes da feira (comunicação, sinalização e material informativo).
Além do Ifes e da Ufes, também participam do projeto a Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela infraestrutura para a realização do evento, o Instituto Sindimicro e o Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (LOOP) da Ufes.
Redes Sociais