Página inicial > Notícias > Aberta chamada para Programa Pesquisador do Futuro

Aberta chamada para Programa Pesquisador do Futuro

Publicado: Quinta, 18 de Dezembro de 2014, 16h04 | Última atualização em Sexta, 19 de Dezembro de 2014, 11h08

Parceria entre o CNPq e a Fapes prevê a concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes dos ensinos fundamental e médio, para que participem de projetos de pesquisa desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou na última segunda-feira (15) um edital de apoio a projetos de Iniciação Científica Junior (ICJ). As propostas devem ser submetidas até o próximo dia 30 de março e devem se basear em um projeto de pesquisa coordenado por algum pesquisador de Instituição de Ensino Superior, com atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou médio de escolas públicas capixabas. Os recursos financeiros previstos são de R$ 13.146.400,00.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com as fundações estaduais de amparo à pesquisa, recebeu recursos complementares do governo estadual e ganhou o nome “Programa Pesquisador do Futuro” no Espírito Santo.

Além de oferecer as bolsas para os estudantes do ensino fundamental e médio, também conta com outros incentivos, como auxílio financeiro na execução dos projetos, bolsas para o coordenador do projeto e para o tutor do bolsista ICJ (um professor dos alunos na escola), além de bolsas a monitores do projeto (estudantes de graduação da área afim ao projeto).

O edital prevê duas chamadas e ofertará um total de 2.370 bolsas, sendo que 1.580 são bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). A primeira chamada terá duas faixas: uma destinada a 10 projetos exclusivamente para as escolas municipais da Serra; e a outra destinada a 74 projetos para escolas de todas as regiões do estado, inclusive da Serra, que terão a duração de até 24 meses.

A prioridade do edital é apoiar projetos que serão desenvolvidos em escolas em áreas de vulnerabilidade social, definidas pelo Governo. A data prevista para divulgação do resultado da seleção é 20 de abril do próximo ano.

Confira o edital completo.