Ifes fica com nota 4 no Índice Geral de Cursos do Inep
O IGC é um indicador de qualidade que avalia instituições de educação superior com notas até 5.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ficou com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), atribuído anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às instituições de educação superior brasileiras. A avaliação se refere ao ano de 2013 e foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (18). A nota 4 foi a máxima obtida pelos institutos federais avaliados, de maneira geral, numa escala que vai até 5.
Dos 38 institutos federais, 27 foram avaliados pelo Inep. Desses, nove fizeram 4 pontos; 14 ficaram com 3; dois tiraram 2; e dois ficaram sem conceito. O Ifes manteve seu bom desempenho, já que o conceito obtido em 2012 também foi 4.
O IGC é um indicador de qualidade calculado anualmente, considerando a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Já o CPC é um índice calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos. Segundo o Inep, “como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio”.
Para a pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Nardy Ribeiro, o resultado da instituição é muito positivo. “Essa nota 4 representa um conceito de 'muito bom', atingido por poucos. Mostra que estamos no caminho certo para chegar à excelência. Ela reforça que estamos fazendo graduação e pós-graduação com qualidade”, comentou.
Redes Sociais