Página inicial > Notícias > Capes aprova proposta de Mestrado em Tecnologias Sustentáveis do Ifes

Capes aprova proposta de Mestrado em Tecnologias Sustentáveis do Ifes

Publicado: Segunda, 22 de Dezembro de 2014, 19h29 | Última atualização em Terça, 23 de Dezembro de 2014, 15h05

Programa de Mestrado Profissional terá 20 vagas e será oferecido pelo Campus Vitória em 2015.

Campus Vitória vai oferecer 20 vagas para o Mestrado Profissional em 2015. Foto: Divulgação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou nesta segunda-feira (22) a proposta de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis. O curso será oferecido pelo Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com 20 vagas por ano. Este é o sexto programa de mestrado do Instituto e o quarto aprovado em 2014.

Segundo o coordenador do programa, professor Rodrigo Varejão Andreão, a previsão inicial é de que o ingresso da primeira turma seja no segundo semestre de 2015. “Enviamos uma proposta muito bem estruturada e vamos reunir nossos esforços para que o início seja o mais breve possível”, explicou.

A Área de Concentração, ou seja, o campo específico do conhecimento do Programa de Pós-Graduação aprovado é Desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis. O programa conta com três linhas de pesquisa: Otimização de Serviços e Sistemas e Processos; Tecnologias Sustentáveis em Materiais e Processos; e Tecnologias Sustentáveis em Meio Ambiente.

O Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis tem entre seus objetivos incentivar a adoção de metodologias interdisciplinares nos projetos de pesquisa e desenvolver soluções tecnológicas inovadoras a partir da transferência de conhecimento para o setor industrial.

O Diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, ressaltou a importância da interdisciplinaridade na proposta enviada. “Estamos alinhados com os objetivos estratégicos do Instituto ao propor um mestrado amplamente discutido com o setor produtivo capixaba; e também com a Capes, que recomenda ênfase na interdisciplinaridade nas propostas de novos programas”, comentou.

O corpo docente conta com os professores Adriana Marcia Nicolau Korres, Andre Gustavo de Sousa Galdino, Arlan da Silva Gonçalves, Aurélio Azevedo Barreto Neto, Christian Mariani Lucas dos Santos, Glória Maria de Farias Viegas Aquije, Jacqueline Rogeria Bringhenti, Kinglston Soares, Marcia Regina Pereira Lima, Mario Mestria, Reginaldo Rosa Cotto de Paula, Rodrigo Varejão Andreão, Rosana Vilarim da Silva, Shirley Peroni Neves Cani e Wanderson Romão.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

A Área de Concentração “Desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis” terá foco em pesquisas que conduzam a proposição de soluções e mecanismos de gestão e controle sustentáveis, de problemas complexos nos campos de meio ambiente, saúde, comunicação, materiais e processos, que exigem conhecimento interdisciplinar.

A Linha de Pequisa Otimização de Serviços, Sistemas e Processos trata do desenvolvimento de metodologias, de ferramentas computacionais e de comunicação visando a otimização de serviços, sistemas e processos com foco nos problemas industriais, de eficiência energética e de saúde e meio ambiente.

A Linha Tecnologias Sustentáveis em Materiais e Processos trata do desenvolvimento e caracterização de materiais com foco na solução de problemas do setor industrial de maneira sustentável, por meio da melhoria de materiais já existentes, desenvolvimento de novos materiais e de novos processos. Estes materiais incluem os metais, cerâmicos, polímeros, compósitos e biomateriais. A otimização das propriedades dos materiais em conjunto com os processos e produtos inovadores visam proporcionar eficiência energética e melhoria de desempenho para indústria.

Já a Linha Tecnologias Sustentáveis em Meio Ambiente trata do desenvolvimento e difusão de tecnologias, mecanismos de gestão e controle voltados para o meio ambiente visando a sustentabilidade. Terá foco em estudos experimentais inerentes ao gerenciamento de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas e contaminadas, tratamento de águas residuárias, problemas relacionados ao tratamento e à disposição de resíduos sólidos, biotecnologia, bem como as relações ambiente e sociedade.