Página inicial > Notícias > Licenciatura em Física do Campus Cariacica recebe nota máxima do MEC

Licenciatura em Física do Campus Cariacica recebe nota máxima do MEC

Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2014, 18h21 | Última atualização em Terça, 23 de Dezembro de 2014, 18h21

Nota é referente à avaliação de reconhecimento do curso, que aconteceu em dezembro.

O Curso de Licenciatura em Física do Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), na avaliação de reconhecimento do curso, realizada nos dias 15 e 16 de dezembro. O curso obteve o conceito 5, em uma escala de 0 a 5. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (23).

Os avaliadores estiveram no Campus para verificar as condições de ensino, a partir de três eixos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O reconhecimento é solicitado por meio do cadastro obrigatório realizado quando a primeira turma ingressante completa de 50 a 75% da carga horária do curso. A partir do cadastramento, o MEC envia professores que avaliam diversos itens associados a cada um dos eixos, atribuindo notas de 0 a 5 para cada um deles. A nota final é a média da avaliação dos itens.

Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Otávio Buffon, a nota reflete a busca pela excelência na formação de professores de física. “Desde 2011, quando começamos, havia o compromisso da Direção Geral do Campus e dos professores em construir um curso que pudesse ser referência em todo o Estado e até mesmo no Brasil”, conta. Ele ressalta que essa busca passa pelo envolvimento dos professores, alunos e gestores. “Temos diversos eventos ao longo do ano e estamos montando uma estrutura cada vez mais completa”, ressalta. O Campus Cariacica do Ifes possui também o Curso de Bacharelado em Física e oferece o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

O Diretor de Graduação do Ifes e professor do curso, Randall Guedes Teixeira, também comemorou a nota. “A avaliação reflete o cuidado que tivemos na construção do curso, tanto na organização didático-pedagógica, quanto no corpo docente e na infraestrutura”, destaca.