Página inicial > Notícias > Inscrições para o Sisu começam no dia 19 de janeiro

Inscrições para o Sisu começam no dia 19 de janeiro

Publicado: Terça, 06 de Janeiro de 2015, 10h50 | Última atualização em Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 11h08

No Ifes, são ofertadas 1.088 vagas em cursos superiores em tecnologia, licenciaturas e bacharelados.

Os candidatos a uma das 1.088 vagas em cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) devem ficar atentos ao período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. O período de inscrições começa no dia 19 e vai até 22 de janeiro, conforme edital publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (5)

O edital específico do Ifes foi divulgado nesta sexta-feira (9) com a distribuição das vagas em cursos superiores em tecnologia, licenciaturas e bacharelados, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015. Toda a seleção será realizada por meio do Sisu, com base na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem). Confira o edital.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu na internet e não há cobrança de taxa de inscrição. Os resultados serão divulgados no dia 26, em uma única chamada.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso e o candidato não selecionado na primeira chamada pode participar da lista da Lista de Espera do Sisu para o curso no qual efetuou sua inscrição como primeira opção. A confirmação deverá confirmar seu interesse na vaga, por meio do Portal do Sisu, no período de 26 de janeiro até 6 de fevereiro. A divulgação da Lista de espera será no dia 10 de fevereiro.

Do total das vagas abertas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas, metade será para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; e a outra metade será para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambos os casos, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Os outros 50% das vagas ofertadas serão destinados ao preenchimento por ampla concorrência, ou seja, para candidatos que não optarem por concorrer às vagas da ação afirmativa.

Novos cursos

Além das vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ifes realiza processos seletivos separados para quatro novos cursos superiores. As novidades são Engenharia Mecânica, no Campus Aracruz; Bacharelado em Administração, no Campus Colatina; Licenciatura em Pedagogia, no Campus Itapina; e Ciência e Tecnologia de Alimentos, no Campus Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas em cada um dos cursos, sendo a metade delas reservadas a ações afirmativas.