Página inicial > Notícias > Edital Mais Cultura nas Universidades promove webconferência

Edital Mais Cultura nas Universidades promove webconferência

Publicado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 11h22 | Última atualização em Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 11h27

O edital prevê a destinação de recursos de R$ 20 milhões para investimento em projetos de fortalecimento e inovação da cultura e das artes.

Os ministérios da Educação e da Cultura publicaram, em outubro passado, o edital Mais Cultura nas Universidades, que prevê a destinação de recursos de R$ 20 milhões para investimento em projetos de fortalecimento e inovação da cultura e das artes. A iniciativa faz parte do programa Mais Cultura nas Universidades, que tem por finalidade o desenvolvimento e o fortalecimento do campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

Os Institutos Federais também poderão se inscrever no edital. Os recursos podem ser usados para apoio a programas e ações que articulem a formação, inovação e difusão em arte e cultura e também para equipar e reestruturar espaços de ensino e pesquisa já existentes. Para concorrer, as instituições de ensino devem fazer a inscrição até 10 de fevereiro.

Com o objetivo de contribuir com a divulgação do edital e sanar dúvidas, será realizada uma webconferência sobre o tema na próxima quarta-feira (14), às 16h. Participarão da conferência os servidores do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Cultura (MinC), e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Fórum de Ensino, Pesquisa e de Extensão.

O projeto deve estar de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura, às normas do edital e no formato de plano de atuação, com definição de eixo temático de atuação, objetivos, ações, metas, cronograma físico e financeiro. A execução deve ocorrer em um período de até dois anos. Será aceita apenas uma proposta por instituição. A instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão para a execução das propostas. O resultado final será divulgado em 4 de maio.

As propostas devem, obrigatoriamente, estar vinculadas a pelo menos um dos sete eixos temáticos constantes no edital: educação básica; arte, comunicação, cultura das mídias e audiovisual; arte e cultura digitais; produção e difusão das artes e linguagens; economia criativa, empreendedorismo artístico e inovação cultural; arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação; memória, museus e patrimônio artístico-cultural.

Webconferência
As dúvidas referentes ao edital deverão ser antecipadamente enviadas para os endereços eletrônicos nepi@mec.gov.br e maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br, com o título/assunto “Edital Mais Cultura” para serem respondidas durante a webconferência.

Os interessados em participar deverão acessar o endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao, na data e horário da webconferência. O acesso seja feito pelo navegador Internet Explorer. Os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome podem necessitar da instalação de plug-ins adicionais para a visualização.

Assunto(s): cultura , edital , projeto