Página inicial > Notícias > Terminam hoje as inscrições para os cursos superiores do Ifes pelo Sisu

Terminam hoje as inscrições para os cursos superiores do Ifes pelo Sisu

Publicado: Quinta, 22 de Janeiro de 2015, 16h21 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 10h54

São ofertadas 1.088 vagas em cursos superiores em tecnologia, licenciaturas e bacharelados, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015.

Terminam nesta quinta-feira (22) as inscrições para uma das 1.088 vagas em cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015. A seleção para os cursos superiores em tecnologia, licenciaturas e bacharelados é feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com base na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem). Confira o edital.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do Sisu na internet. Os resultados serão divulgados no dia 26, em uma única chamada. As vagas são para os campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Itapina, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso e o candidato não selecionado na primeira chamada pode participar da lista da Lista de Espera do Sisu para o curso no qual efetuou sua inscrição como primeira opção. Para se inscrever na Lista de Espera o candidato deverá confirmar seu interesse na vaga por meio do Portal do Sisu, no período de 26 de janeiro até 6 de fevereiro.

A divulgação da lista de espera será no dia 10 de fevereiro e a primeira chamada das vagas remanescentes será feita a partir do dia 11 de fevereiro. Os 100 primeiros candidatos inscritos na Lista de Espera serão convocados para entrega da documentação nos campi. No caso de não preenchimento das vagas os candidatos da posição 101 até o final da lista de espera serão convocados para a segunda chamada da lista de espera.

Do total das vagas abertas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas, metade será para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; e a outra metade será para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambos os casos, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Os outros 50% das vagas ofertadas serão destinados ao preenchimento por ampla concorrência, ou seja, para candidatos que não optarem por concorrer às vagas da ação afirmativa.

Acesse o site do Sisu.