Página inicial > Notícias > Campus Colatina realiza Seminário Pedagógico a partir de 2 de fevereiro

Campus Colatina realiza Seminário Pedagógico a partir de 2 de fevereiro

Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 16h26 | Última atualização em Terça, 27 de Janeiro de 2015, 16h26

Proposta é debater o tema “Planejamento e Avaliação da Aprendizagem: Desafios da Prática Docente”.

Terá início na próxima segunda-feira (2) o I Seminário Pedagógico do Campus Colatina, com o tema “Planejamento e Avaliação da Aprendizagem: Desafios da Prática Docente”. A proposta é promover um debate sobre a função do planejamento de ensino e sua vinculação com os instrumentos avaliativos, a fim de criar situações em que a construção do conhecimento aconteça de forma mais sistematizada. A iniciativa é do Núcleo de Gestão Pedagógica do Ifes – Campus Colatina, que visa contribuir para a formação continuada dos professores.

A programação contará com mesa-redonda, palestras, oficinas e grupos de trabalho. No primeiro dia, 2 de fevereiro, os participantes serão recebidos a partir das 7h, com um café da manhã, no auditório do campus. O diretor-geral, Luiz Braz Galon, fará a abertura do evento, às 8h. Em seguida, haverá a mesa-redonda “Discutindo o Planejamento da Aprendizagem no Campus Colatina”. À tarde, serão realizadas oficinas.

No dia 3, ao longo de todo o dia, acontece a Oficina para Professores Ingressantes do campus. Paralelamente, o grupo de estudo “Construindo o Planejamento Didático-Pedagógico para o Ano Letivo de 2015” dará início aos trabalhos.

Já no dia 9 de fevereiro, o I Seminário Pedagógico receberá o professor Cipriano Carlos Luckesi, que fará duas palestras: “Avaliação da Aprendizagem: Fundamentos Históricos e Conceituais”, pela manhã; e “Oficina de estudos: Como tenho utilizado os recursos metodológicos propiciados pela avaliação da aprendizagem em minha prática docente?”, à tarde.

Cipriano Luckesi é licenciado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem 14 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas.

Veja a programação completa:

I Seminário Pedagógico do Campus Colatina

Segunda-feira – (02/02/2015)

7h – Café da Manhã
Local: Saguão do Auditório João Calmon

7h30 – Credenciamento
Local: Saguão do Auditório João Calmon

Professor Luiz Braz Galon – Diretor-Geral do Campus Colatina

9h – Mesa-redonda
Discutindo o Planejamento da Aprendizagem no Campus Colatina

Conferencistas:
Pedagoga Esp. Patrícia Vidigal Bendinelli