Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Serra participam de intercâmbio em universidade na Holanda

Alunos do Campus Serra participam de intercâmbio em universidade na Holanda

Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2015, 17h58 | Última atualização em Segunda, 09 de Fevereiro de 2015, 14h53

Três estudantes de graduação participaram do projeto durante o ano de 2014. Outros três foram selecionados para fazerem o intercâmbio em 2015.

Três alunos do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) retornaram ao Brasil no dia 26 de janeiro depois de permanecerem um ano assistindo aulas e atuando em projetos de pesquisa aplicada na Hanze University of Applied Science, na Holanda. O intercâmbio é financiado pelo Programa Branetec, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e viabilizado por meio de um termo de cooperação entre o Instituto e a Hanze. Outros três alunos participarão do intercâmbio na Holanda em 2015.

Os estudantes Fábio Vieira, Gustavo Vieira e Pedro Henrique Coutinho, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação, passaram um ano na cidade holandesa de Assen. Eles participaram das aulas no curso de Advanced Sensors Applications, e atuaram em projetos de pesquisa que a Hanze University realiza em conjunto com empresas da região. No curso, todas as atividades foram realizadas em língua inglesa, incluindo as aulas, avaliações, relatórios e apresentações.

Os alunos Débora Furieri da Silveira, Gabriel Saade Pagani, e José Martins de Oliveira Júnior foram os selecionados para participar do intercâmbio entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016. Eles já estarão na Holanda na próxima semana para início das atividades.

Cooperação
O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado em 2011 pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e tem validade até 2016. O acordo prevê o intercâmbio de estudantes de graduação e pesquisadores entre as duas instituições. Para participar, os alunos deverão ter conhecimento prévio da língua inglesa e obter a nota exigida em exames de avaliação de proficiência em inglês, utilizados para ingressar em universidades estrangeiras, como o Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

A cooperação foi firmada dentro do programa de pesquisa conjunta Branetec/Capes, que tem o objetivo de criar e consolidar a cooperação entre Brasil e Holanda por meio de parcerias universitárias com apoio a projetos conjuntos de pesquisa, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação e as iniciativas sobre a assemelhação de estrutura, conteúdos curriculares e metodologias de ensino. O programa tem o formato de uma graduação sanduíche, concedendo bolsas de estudo, auxílios para deslocamento e seguro-saúde.

Os alunos que participaram do intercâmbio em 2014 ao lado do professor Felipe Martins, em Assen.

Links úteis:
Ifes assina acordo de Cooperação com a Hanze University