Página inicial > Notícias > Ifes oferta curso técnico em Guia de Turismo para jovens e adultos

Ifes oferta curso técnico em Guia de Turismo para jovens e adultos

Publicado: Sexta, 06 de Fevereiro de 2015, 16h38 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 13h58

O novo curso é integrado ao Ensino Médio e terá início ainda no primeiro semestre letivo, no Campus Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou o edital da seleção para o curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (PS 16/2015). Serão ofertadas 40 vagas, destinadas exclusivamente a pessoas com 18 anos ou mais – até a data da matrícula – que tenham ensino fundamental completo, mas que não concluíram o ensino médio. O curso é novo no Ifes e tem duração de três anos e meio, sendo que o aluno conclui a formação técnica junto com o ensino médio.

As aulas começam ainda no primeiro semestre letivo de 2015 e acontecerão no período noturno, no Campus Vitória. Os profissionais formados nesse curso deverão ser capazes de exercer “as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas”, conforme Portaria nº 27, de 30/01/2014, do Ministério do Turismo.

O edital do PS 16/2015 traz ainda sete vagas remanescentes da Qualificação Profissional em Cadista para Construção Civil Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos. O cadista é o profissional que utiliza ferramentas de informática para fazer desenhos técnicos. A qualificação está sendo ofertada pela primeira vez no Ifes.

Os requisitos para participação são os mesmos do Técnico em Guia de Turismo. São três anos de curso, incluindo a qualificação profissional e o ensino médio, e as aulas acontecerão no período noturno, no Campus Vitória.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e vão de 11 a 27 de fevereiro, na Gerência de Processos de Seleção, no Campus Vitória. O campus fica na avenida Vitória, 1729, Jucutuquara. O horário de funcionamento vai das 9h às 12h e das 13h às 17h.

O candidato deverá preencher a ficha e inscrição e apresentar a documentação exigida no edital, que inclui documento oficial de identificação, como carteira de identidade, de trabalho ou habilitação (original e cópia simples); CPF (cópia simples); histórico escolar do ensino fundamental (original e cópia simples); declaração de que não concluiu o ensino médio.

A seleção consistirá em uma etapa de palestras informativas (previstas para os dias 2 e 3 de março), análise sócio educacional e prova, prevista para o dia 8 de março. A prova objetiva terá dez questões de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática. Haverá uma prova de redação somente para o Curso de Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil. Metade das vagas é reservada para ações afirmativas.

Acesse o edital do PS 16/2015 e confira mais informações.

Assunto(s): turismo , guia , técnico , inscrições , vitória